Produzir mais do que a demanda é um dos maiores temores das indústrias. Diante da superprodução, o negócio acumula desperdício contínuo através dos armazéns lotados por erros cometidos em outras etapas da produção.

Sendo pouco comum na prestação de serviços e causando maiores dores de cabeça nos processos produtivos,  a superprodução carrega consigo diversos problemas que podem comprometer, inclusive, a saúde financeira do seu negócio.

Contudo, hoje existem diversas soluções  que permitem enfrentar esse problema, mas para eliminá-lo, é preciso entendê-lo. Por isso, no post de hoje, separamos tudo o que você precisa saber sobre a superprodução e como não deixar que esse desperdício interfira na qualidade dos seus serviços.

 

8 Desperdícios do Lean Thinking: Superprodução

 

O que é a Superprodução?

Com seu nome praticamente autoexplicativo, a superprodução trata-se da produção acima do que é viável comercializar, superando a demanda e tendo excesso de produção.

Óbvio que ter produtos sempre disponíveis agrega muito valor para o seus consumidores finais, pois pecar pelo excesso é bem mais desejável do que pecar por falta de produtos. Essa questão pode colocar muitos gestores num dilema confuso, afinal, da mesma forma que a superprodução pode resultar em lucros, um mês com poucas vendas significa tempo e dinheiro desperdiçados.

Nesse último caso, é muito comum que as empresas venham a aderir às chamadas “Queimas de estoque”, mas, embora ela seja atraente para novos clientes, não pode se tornar um hábito dentro do seu negócio, pois seus consumidores podem começar a esperar seus produtos baratearem ao invés que adquiri-los  nas melhores e mais recentes opções.

Sendo assim, nesse cenário, é bem provável que a insatisfação da clientela passe a ser uma realidade, pois, ao comprar produtos desatualizados e desgastados pelo tempo, sua empresa pode formar a imagem de fabricar produtos de qualidade duvidosa.

A produção em excesso é, em si, um grande desperdício, mas que pode acarretar também em outros problemas.   Ao produzir sem nenhuma percepção sobre a sua demanda, o seu estoque fica sem previsão de capacidade de armazenamento.

Além disso, se você opera com pouca capacidade de estoque, a superprodução pode ser catastrófica, pois é essencial ter um lugar para manter seus materiais e produtos protegidos e bem organizados e a má gerência pode afetar o setor administrativo e financeiro. Afinal, produção excessiva, ou antecipada, gera custos que vão demorar a serem recuperados pela empresa, impactando de forma negativa o fluxo de caixa.

 

Como eliminar o desperdício da superprodução

Para que os excessos não prejudiquem o seu rendimento, é possível adotar algumas medidas que visam a melhora da previsibilidade da sua demanda e monitorar a sua produção.

De maneira geral, você pode atacar os principais causadores da superprodução, que são as falhas nos processos produtivos, como:

  • Erro de cálculo na determinação da demanda e no planejamento;
  • Longo período de setup
  • Baixa confiabilidade dos equipamentos
  • Deficiências de qualidade nos processos de fabricação

Portanto, você pode aprimorar o direcionamento adequado da demanda, afinal, a produção precisa ser puxada pelo consumo, e não empurrada pela oferta ao consumidor.

Da mesma forma, é possível eliminar esse desperdício adotando práticas como a implementação de sistemas de manutenção – preventiva, preditiva e corretiva – com o propósito de aumentar a confiabilidade e performance dos equipamentos, além da elevação do grau de qualidade e implementando um sistema de troca rápida de ferramentas.

Se ainda soa confuso para você, de maneira geral, é preciso:

  • Sincronizar o ritmo de produção com o ritmo de vendas;
  • Controlar a quantidade de produção e todas as etapas envolvidas;
  • Fracionar o sistema em etapas menores para criar um fluxo de produção mais fácil de gerenciar e evitar excessos;

 

Pode parecer um pouco complexo, mas não se esqueça que a Iwankio Consulting estará sempre aqui para te dar todo o suporte possível para eliminar todos os 8 Desperdícios do Lean Thinking.

Clicando aqui, você entra agora mesmo em contato conosco e aprende de uma vez por todas a maneira mais eficaz de otimizar a sua produção, eliminando desperdícios e aumentando sua lucratividade.