Com o Controle Estatístico de Processos (CEP), algumas normas podem ser mantidas sem necessidade de verificar cada aspecto dos processos. Conheça melhor o CEP e suas vantagens para os negócios no post de hoje!

CEP – O que é?

O Controle Estatístico de Processos é um sistema de inspeção por amostragem. Seu objetivo é identificar causas extraordinárias que podem comprometer a qualidade do produto e serviço.

Ao identificar as causas, ele permite correções para melhorar os processos de produção e a qualidade do produto final. Com isso, elimina o desperdício de se aplicar matéria e mão de obra em um produto que apresenta defeito.

Basicamente, o Controle Estatístico de Processo oferece uma visão detalhada do processo. Com isso, aponta sua variabilidade e permite que ela seja controlada. Para tanto, utiliza a coleta contínua de dados, verificação e bloqueio de potenciais causas extraordinárias que estejam comprometendo o sistema.

Vantagens

Moreti (2016) listou algumas das principais vantagens de se implantar o Controle Estatístico de Processos. Confira:

  • Identificação rápida nos parâmetros de processos, agilizando a correção das instabilidades;
  • Diminuição de despesas com a produção devido à eliminação de perdas e retrabalhos;
  • Aumento na qualidade, da produtividade, confiabilidade e capacidade de processo;
  • Menor variabilidade do processo, permitindo maior conhecimento sobre ele.  Como resultado, a manutenção em estado de controle estatístico é facilitada;
  • Maior controle da qualidade em tempo real, causando maior engajamento dos envolvidos com a qualidade do que está sendo feito;
  • Ferramentas de fácil elaboração, que podem ser usadas para acompanhar e analisar praticamente todos os tipos de dados;
  • Promove intensas mudanças culturais através da melhoria contínua dos processos e implantação de métodos preventivos;

Ou seja, o Controle Estatístico de Processos busca aperfeiçoar tudo que estiver relacionado à produção. Isso com a menor variabilidade e permitindo níveis cada vez maiores na qualidade das organizações.

Entenda melhor esse processo e como aplicá-lo à sua empresa com o treinamento Controle Estatístico de Processos da Iwankio. Saiba como implementar essa prática na sua empresa através desse treinamento acessando o site.

(CEP) | Controle Estatístico de Processos e suas Vantagens
5 (100%) 1 vote