Certificação dos Especialistas Black, Green e Yellow Belts

Ao falar em Lean 6 Sigma, logo vêm à mente alguns termos associados ao tema: White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt. Mas qual a diferença entre cada um deles? Para esclarecer melhor sobre essas certificações, separamos cada uma delas e suas características.

Certificação White Belt

Perfeita para profissionais de nível operacional da empresa. Ela os treina para compreender os fundamentos do Lean 6 Sigma e suas ferramentas básicas para auxiliar e realizar as atividades determinadas pelos Green e Black Belts na implantação de projetos e na conservação das melhorias.

Certificação Yellow Belt

Capacita profissionais a gerenciar projetos de baixa complexidade para conseguir resultados rápidos e agregar resultados à empresa, mas sem depender muito de outros processos ou departamentos da empresa.

Certificação Green Belt

Treina profissionais a realizar projetos com complexidade menor, mas que trazem aumentos consideráveis nos ganhos da empresa. Eles podem participar de equipes de melhoria ou trabalhar isoladamente em um projeto menor enquanto continuam a fazer seu trabalho rotineiro, conforme o perfil de cada companhia. Ainda assim, normalmente são guiados pelos Black Belts para encaminhar seu trabalho. Devem dominar totalmente determinados conceitos essenciais do Lean 6 Sigma, como: o que é um sistema, um processo e as técnicas e métodos utilizados na realização das melhorias.

Certificação Black Belt

Forma especialistas para realização de projetos complexos e importantes. Eles precisam saber trabalhar problemas de alta complexidade e propagar a metodologia dentro da empresa, e ficam encarregados de esclarecer dúvidas sobre a metodologia. Também atuam como consultores internos em melhoria contínua. Além disso, são preparados para identificar as oportunidades de melhorias e reunir os recursos para que elas aconteçam. Auxiliar a equipe – White, Yellow e Green Belts – a realizar seus projetos é mais uma de suas atribuições.

Certificação Master Black Belt

Estes são os mestres em ferramentas estatísticas e melhoria de processos. Portanto, não apenas recebem um upgrade no conhecimento da metodologia Lean 6 Sigma, como também são treinados para desenvolver aptidões em gestão de pessoas, promover inovações, superar resistências e coordenar programas internos de Lean 6 Sigma.

Eles devem frequentar as aulas cumprindo a carga horária, desenvolver e concluir um projeto em sua área durante o programa com a aplicação do método DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve e Control), seguindo os parâmetros comprobatórios de efetividade em sua implantação, usando as horas de coach inclusas dentro da carga horária do treinamento. Dessa forma, eles obtém toda a compreensão da metodologia, seus princípios e ferramentas.

Agora você já sabe qual treinamento adequa-se às suas necessidades e posição que ocupa dentro da empresa. Acesse nosso site inscreva-se na certificação ideal para você.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar