Um ambiente de melhoria, aprendizado e inovação é essencial para alcançar os resultados que o Lean 6 Sigma pode oferecer. Por isso, no post de hoje, separamos as etapas principais para criar um ambiente Lean 6 Sigma na sua empresa.

Comprometa a equipe com o Lean 6 Sigma

A transformação para Lean 6 Sigma requer um compromisso sólido em termos de tempo, recursos e foco da gerência superior. E isso durante um longo período de tempo.

Esse compromisso precisa ser entendido e sentido em todos os níveis de gestão, em toda a empresa. As equipes da linha de frente e operações vão estar atentos para saber se essa atitude é realmente algo sério.

Estratégia de recompensas

É preciso estabelecer, ainda no início, uma estratégia para recompensas e incentivos. Dessa forma, a equipe fica mais engajada no projeto. Além disso, assim há a garantia de um envolvimento maior de seus agentes-chave de mudança.

Assim, é importante vincular recompensas, incentivos e reconhecimento para alcançar as metas de desempenho operacional. Os responsáveis por atingir esse objetivos precisam ter incentivos baseados no desempenho, que ofereçam vantagens consideráveis. Entre as recompensas, pode-se oferecer reconhecimento, compensação, recursos e oferecer maior responsabilidade.

Destaque as vantagens

Em qualquer mudança, sempre surgem os resistentes, contrários à nova iniciativa. Por isso, é importante definir uma estratégia de comunicação eficiente e destacar as vantagens tangíveis do Lean 6 Sigma.

Portanto, é essencial garantir que a equipe de gerenciamento sênior irá propagar essa mensagem, de forma consistente e unificada. Logicamente, a realidade não é tão simples quanto a teoria. Mas lembre-se: Lean 6 Sigma leva tempo e depende de líderes convincentes de que essa é a melhor estratégia.

Inspire o time

Desenvolva capacidade de treinamentos fortes que refinem as habilidades de conhecimento e resolução de problemas. Só assim pode-se executar projetos efetivos no Lean 6 Sigma. O ideal é que o treinamento ocorra em todos os níveis.

Em um contexto mais abrangente, propicie uma organização de aprendizagem. Ou seja, promova uma cultura saudável de incentivar a exploração. Além disso, é importante difundir o compartilhamento de conhecimento. Também é essencial contribuir para as capacidades intelectuais e gerais da organização.

O ambiente de melhoria, aprendizado e inovação é importante para obter os resultados que o Lean 6 Sigma pode oferecer. Quer implantar o essa metodologia de forma prática e eficiente na sua empresa? Acesse o site em conte com a Iwankio nesse processo!