8 Desperdícios do Lean Thinking: Defeitos

Um defeito, desperdício clássico no Lean Thinking, ocorre na apresentação de falhas durante ou após a produção de um produto ou serviço. Nisso, itens afetados precisam ser substituídos, resultando em custos adicionais, atrasos e possíveis problemas de segurança. 

Mas, o que são defeitos em um ambiente de fabricação? 

Quando falamos em defeitos, atribuímos às atividades elementos que absorvem recursos como tempo, dinheiro ou material, sem produzir valor comercial ou apenas trazendo valor negativo para uma organização. Ou seja, defeitos destroem valor ao usar mais recursos do que o necessário, produzir componentes inutilizáveis ou produzir produtos finais que não possam ser vendidos. 

Sobre os defeitos 

Por definição, defeitos são quaisquer imperfeições, deficiência, falhas, fraquezas, limitações ou resultados indesejados em um produto, serviço ou processo. Incluem peças, conjuntos ou produtos que não atendem às especificações e, portanto, são inutilizáveis ou que requerem retrabalho. 

Costumam ser uma das formas de desperdício mais caras, porque podem se transformar em outras formas de desperdício, como Transporte Adicional, Superprodução ou Processamento Excessivo. 

Assim, os desperdícios gerados por defeitos são definidos como todo esforço feito para entender o defeito, contê-lo, retrabalhá-lo e, por fim, eliminá-lo de todos os aspectos do programa de construção. 

Causas dos defeitos no Lean Thinking

Algumas causas comuns de defeitos estão associadas a inspeções deficientes, mão de obra ineficiente, aprovações inadequadas, defeitos de material, inconsistências do fornecedor, documentação incompleta, rastreamento de comunicação ineficaz ou desalinhamento da equipe, entre outras.

Efeitos dos defeitos no Lean Thinking

Qualquer uma das causas acima leva a certas consequências graves para a organização, incluindo, mas não se limitando a: interrupções na produtividade geral do trabalhador, interrupções nas finanças das partes interessadas, riscos à segurança, reclamações de clientes e relacionamentos tensos. 

Sobre os defeitos | Das soluções propostas

Como gestor, você deve começar a entender quais são as ações necessárias para eliminar um desperdício Lean, como uma mentalidade aprendida e uma jornada para tornar os seus processos pessoais melhores. 

A qualificação dos profissionais da companhia, para o correto emprego de ferramentas da qualidade e de metodologias para análise e solução de problemas, como o PDCA, o MASP e o Lean 6 Sigma DMAIC, são elementos determinantes para identificar e eliminar as causas dos defeitos que afetam os resultados da empresa. 

Conclusão 

Ao eliminar ou reduzir os defeitos no lean thinking, você aumentará a produtividade de seus funcionários e reduzirá seus custos, pois cada defeito reduzido em seus custos é um valor adicionado ao seu lucro. Certamente,  o mesmo é verdade na hora de reduzir e eliminar os outros sete desperdícios do Lean.

Se você busca saber mais sobre o assunto e está procurando um especialista, entre em contato com a Iwankio Consulting para entender melhor.

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