Gerenciamento de Rotina e Ferramentas de Qualidade para Melhoria Contínua

Em primeiro lugar, o gerenciamento de rotina orienta as tarefas do dia a dia em uma empresa. Seu objetivo é assegurar que os colaboradores tenham mais disciplina em suas atividades e cumpram-nas satisfatoriamente.

E, principalmente, buscando sempre alcançar a excelência, o que é primordial quando se utiliza as ferramentas de qualidade.

Gerenciamento de Rotina | Como saber se minha empresa precisa de um treinamento?

Afinal, existem alguns sinais que indicam que a empresa precisa passar por um treinamento de gerenciamento de rotina. Entre eles:

Falhas de Comunicação

Se sua equipe não consegue se comunicar de forma a saber quais tarefas são ou não prioridades;

Problemas de concentração

Se as atividades da equipe acabam atrasando ou sendo realizadas de forma ineficiente porque o ambiente não permite a concentração necessária.

Deficiência de feedbacks

Se os gestores não estão dando o feedback na frequência certa nem do modo correto. As tarefas são realizada com falhas porque o colaborador não sabe que estão sendo feitas de forma incorreta.

Falta de treinamento

Se a equipe demonstra não ter as habilidades e competências necessárias para desempenhar suas funções adequadamente.

O que minha empresa ganha com o treinamento de gerenciamento de rotina?

Ao oferecer o treinamento de gerenciamento de rotina, sua equipe torna-se mais apta a realizar o trabalho com excelência. Confira mais algumas vantagens deste treinamento:

  • Promove a padronização do trabalho;
  • Assegura que os valores da equipe estejam alinhados ao da cultura organizacional da empresa;
  • Otimiza a gestão do tempo;
  • Proporciona a conscientização das responsabilidades da equipe para a boa execução das tarefas;
  • Classifica as funções específicas de cada membro da equipe;
  • Aponta falhas e conflitos em processos;
  • Melhora a qualidade do trabalho realizado;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Demonstra quantos funcionários são de fato necessários para realizar uma tarefa;
  • Elimina o retrabalho.

O que minha equipe aprenderá com o treinamento?

Abaixo, listamos cada tópico que envolve este treinamento e as ferramentas de qualidade que são trabalhadas:

  • Visão geral do gerenciamento da rotina.
  • Como implantar o gerenciamento de rotina
  • Funções: Supervisão, Operação e Gerenciamento
  • Melhoria contínua – Kaizen
    –  Formulário A3
    – PDCA
    – MASP
    – Lean 6 Sigma DMAIC
  • Ferramentas de Qualidade
    – Folha de verificação
    – Histograma
    – Diagrama de Pareto
    – Fluxograma
    – Diagrama de Ishikawa
    – Diagrama de dispersão
    – Controle Estatístico de Processos
    – Conceito de variação
    – Mundo do processo Vs Mundo do cliente
    – Estabilidade de Processos
    – Cartas de controle para variáveis
    – Cartas X-Am
    – Capacidade de processos
    – Índices CP e CPk
  • Padronização
  • Gestão Visual
  • Poka Yoke
  • Controle de Anomalias / Ações Corretivas / Relatório de 3 Gerações
  • 5s

Ao passo que, como pudemos ver, as empresas têm muito a ganhar ao oferecer o treinamento de gerenciamento de rotina. Além disso, aprendendo o princípio básico das ferramentas de qualidade utilizados, os colaboradores poderão empregá-las para outros fins, sempre que for aplicável. Afinal, o conhecimento adquirido neste processo é inestimável.

Então, que tal implementar o gerenciamento de rotina em sua empresa? Conte conosco.

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