Em primeiro lugar, o gerenciamento de rotina orienta as tarefas do dia a dia em uma empresa. Seu objetivo é assegurar que os colaboradores tenham mais disciplina em suas atividades e cumpram-nas satisfatoriamente.
E, principalmente, buscando sempre alcançar a excelência, o que é primordial quando se utiliza as ferramentas de qualidade.
Gerenciamento de Rotina | Como saber se minha empresa precisa de um treinamento?
Afinal, existem alguns sinais que indicam que a empresa precisa passar por um treinamento de gerenciamento de rotina. Entre eles:
Falhas de Comunicação
Se sua equipe não consegue se comunicar de forma a saber quais tarefas são ou não prioridades;
Problemas de concentração
Se as atividades da equipe acabam atrasando ou sendo realizadas de forma ineficiente porque o ambiente não permite a concentração necessária.
Deficiência de feedbacks
Se os gestores não estão dando o feedback na frequência certa nem do modo correto. As tarefas são realizada com falhas porque o colaborador não sabe que estão sendo feitas de forma incorreta.
Falta de treinamento
Se a equipe demonstra não ter as habilidades e competências necessárias para desempenhar suas funções adequadamente.
O que minha empresa ganha com o treinamento de gerenciamento de rotina?
Ao oferecer o treinamento de gerenciamento de rotina, sua equipe torna-se mais apta a realizar o trabalho com excelência. Confira mais algumas vantagens deste treinamento:
- Promove a padronização do trabalho;
- Assegura que os valores da equipe estejam alinhados ao da cultura organizacional da empresa;
- Otimiza a gestão do tempo;
- Proporciona a conscientização das responsabilidades da equipe para a boa execução das tarefas;
- Classifica as funções específicas de cada membro da equipe;
- Aponta falhas e conflitos em processos;
- Melhora a qualidade do trabalho realizado;
- Melhora o clima organizacional;
- Demonstra quantos funcionários são de fato necessários para realizar uma tarefa;
- Elimina o retrabalho.
O que minha equipe aprenderá com o treinamento?
Abaixo, listamos cada tópico que envolve este treinamento e as ferramentas de qualidade que são trabalhadas:
- Visão geral do gerenciamento da rotina.
- Como implantar o gerenciamento de rotina
- Funções: Supervisão, Operação e Gerenciamento
- Melhoria contínua – Kaizen
– Formulário A3
– PDCA
– MASP
– Lean 6 Sigma DMAIC - Ferramentas de Qualidade
– Folha de verificação
– Histograma
– Diagrama de Pareto
– Fluxograma
– Diagrama de Ishikawa
– Diagrama de dispersão
– Controle Estatístico de Processos
– Conceito de variação
– Mundo do processo Vs Mundo do cliente
– Estabilidade de Processos
– Cartas de controle para variáveis
– Cartas X-Am
– Capacidade de processos
– Índices CP e CPk - Padronização
- Gestão Visual
- Poka Yoke
- Controle de Anomalias / Ações Corretivas / Relatório de 3 Gerações
- 5s
Ao passo que, como pudemos ver, as empresas têm muito a ganhar ao oferecer o treinamento de gerenciamento de rotina. Além disso, aprendendo o princípio básico das ferramentas de qualidade utilizados, os colaboradores poderão empregá-las para outros fins, sempre que for aplicável. Afinal, o conhecimento adquirido neste processo é inestimável.
Então, que tal implementar o gerenciamento de rotina em sua empresa? Conte conosco.
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