As metodologias Lean e 6 Sigma são amplamente utilizadas por organizações de diversos segmentos no mercado atual. Contudo, muitos profissionais ainda têm algumas dúvidas sobre elas, como funcionam e as diferenças e similaridades entre o Lean e o 6 Sigma.

6 Sigma:

É um método para gerenciar projetos de melhoria que visa diminuir a variabilidade dos processos, que são a fonte principal de ocorrência de defeitos (em produtos, serviços e qualquer transação realizada). Dessa forma, promovem a redução de custos para a empresa, aumentando a margem de lucro.

O 6 Sigma não é uma ferramenta para adequar empresas às normas de qualidade. O princípio desse método é focado diretamente para a satisfação do cliente, operando na melhoria dos processos e aumentando o valor dos produtos e serviços de uma empresa.

Método Lean:

Abordagem que envolve os oito principais desperdícios de uma empresa (superprodução, defeitos, espera, excesso de estoques, transportes e movimentação, processamento desnecessário, desperdício intelectual), buscando sua redução e eliminação por meio de ferramentas da qualidade. O Lean Manufacturing visa eliminar processos e atividades que não agregam vantagens nem valores para o cliente. Dessa forma, ele diminui os desperdícios e amplia o valor percebido pelo cliente, conseguindo assim reduzir drasticamente o tempo entre o pedido e a entrega.

O resultado é a redução de custos que estão relacionados a todas as etapas – da produção à entrega. Portanto, o Lean diminui o tempo e os gastos, elevando consequentemente a lucratividade da empresa que o entrega.

Apesar de ter nascido da inspiração na Toyota, ou seja, em um ambiente de manufatura, a metodologia Lean foi adaptada para outro ambientes – como Lean Office e Lean Healthcare – onde é largamente aplicada.

Com isso, podemos naturalmente chegar ao Lean 6 Sigma como uma fusão do método 6 Sigma com a filosofia Lean Manufacturing. Essa união tem por meta a busca por melhoria nos resultados da organização por meio da eliminação de desperdícios e da variabilidade dos processos utilizando para isso projetos de melhoria.

As duas metodologias buscam aumentar diretamente a lucratividade da empresa, porém agindo de formas diferentes nos sistemas de produção. O 6 Sigma trabalha para diminuir a variabilidade e os erros gerados no processo, para que ele se torne mais eficiente. Já o Lean Manufacturing visa reduzir desperdícios e aumentar a velocidade da produção para elevar a eficiência.

E então, conseguiu entender as diferenças básicas entre os dois e como eles podem ser utilizados em conjunto? Se ainda restou alguma dúvida, deixe seu comentário ou visite o nosso site!