O ano ainda não chegou ao fim, mas muitas coisas já aconteceram e acabaram se tornando lições que 2019 pode nos ensinar.

No mundo todo, tudo acontece em uma velocidade crescente e, por isso, mesmo estando na metade do ano, pudemos presenciar diversos acontecimentos que podem nos fazer refletir.

Do que já presenciamos, várias lições importantes podem ser aprendidas. Separamos algumas delas e fizemos uma relação de como o Lean 6 Sigma pode ser valiosos na implementação do que aprendemos com essas lições.

Lições que 2019 pode nos ensinar

Mudanças podem ser difíceis, mas precisam ser implementadas quando necessário

Muitas vezes sabemos que a situação atual está crítica a ponto de precisar de mudanças pontuais imediatas. Porém, nem sempre queremos aceitar esse fato. Aliás, resistimos e continuamos a viver as dificuldades por medo das mudanças, mesmo sabendo que os resultados delas serão positivos.

No Lean 6 Sigma , porém, as mudanças são implementadas sempre que se percebe que são necessárias. Afinal, se esse é o preço para se alcançar a qualidade e a excelência, vale a pena mudar.

O mercado atual exige que as empresas tenham uma postura mais flexível diante das mudanças que se apresentam. Mais do que isso: ele espera que as companhias saibam acompanhar estas mudanças e tirar delas o melhor proveito. Esta, sem dúvida, é uma das principais lições que 2019 pode nos ensinar.

Nisso, o Lean 6 Sigma pode contribuir de forma dinâmica. Justamente por estar habituado a identificar pontos de melhoria e descobrir oportunidades que podem ser exploradas pela empresa.

A experiência do cliente é cada vez mais relevante

A era da conectividade deu vazão à experiência do cliente. Agora, se um consumidor está satisfeito ou insatisfeito com um produto ou serviço, sua opinião é jogada na rede. Assim, graças à conectividade, ela é acessada em tempo real pelos demais usuários. Isso pode ser extremamente vantajosos para sua marca, mas também pode ter efeitos catastróficos.

Nesse contexto, proporcionar a melhor experiência possível ao cliente é outra importante lição que 2019 pode nos ensinar. Isso porque uma experiência insatisfatória para apenas um consumidor pode fazer com que você perca milhares de outros potenciais clientes.

Este é outro tópico em que o Lean 6 Sigma é extremamente relevante. Isso porque a metodologia prioriza ao máximo o valor para o cliente. Inclusive, oferece diversas ferramentas especificamente voltadas para isso, como o VOC e o CTQ.

A produtividade está em eficiência

O ritmo do mercado está cada vez mais acelerado, e a improdutividade certamente é fatal para as empresas. O imediatismo do mundo VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade), que traduz exatamente as principais características do mercado atual, não perdoa.

Nesse contexto, as organizações que não estão preparadas acabam resumindo suas atividades e apagar incêndios. Com isso, ficam sem tempo para focar em estratégias que as mantenham competitivas. Ao longo do tempo, isso pode acabar por fazê-las fecharem as portas. Portanto, focar na produtividade é mais uma lição que 2019 pode nos ensinar.

Um dos pilares do Lean 6 Sigma é justamente aumentar a produtividade, sem sacrificar a qualidade para alcançar seu objetivo. Isso é tão importante para esta metodologia que existem inúmeras técnicas voltadas especialmente para aumentar a produtividade. Técnicas como o 5S, o Fluxo Contínuo e o Trabalho Padronizado são alguns exemplos. O melhor é que podem ser aplicadas em qualquer tipo de departamento e segmento, não apenas no chão de fábrica.

A sobrevivência depende de estratégias mais assertivas

Como já dissemos, o mercado está atuando a um ritmo cada vez mais acelerado. Tanto que não dá para esperar algo acontecer para apenas então reagir. A competitividade do momento já não permite esse comportamento.

O que se espera das organizações é que elas coletem dados, interpretem as informações que estão contidas neles. Com base nisso, devem prever o que está para acontecer e traçar um plano de ação eficiente. Seja para minimizar efeitos negativos de algum acontecimento, ou para se antecipar na exploração de alguma oportunidade. Isto faz desta uma das mais importantes lições que 2019 pode nos ensinar.

Inúmeras ferramentas do Lean 6 Sigma podem ser úteis na coleta dos dados. Bem como em suas análise e no planejamento da estratégia. Para tanto, a metodologia conta com estratégias poderosas como o DMAIC.

Estas são apenas algumas das inúmeras lições que 2019 pode nos ensinar, as quais precisamos aprender o quanto antes. Com o Lean 6 Sigma, é possível aderir às soluções que nos levarão a ter domínio sobre elas.

Então, quer implementar o Lean 6 Sigma em sua empresa com eficiência? Conte com o suporte especializado da Iwankio. Acesse nosso site e confira as soluções que podemos oferecer para o seu negócio.