Metodologia MASP

 

O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) é uma forma de realizar ações corretivas e que previnem problemas. Por meio da padronização de procedimentos, se torna mais fácil de encontrar e atacar as principais dores da sua empresa.

 

Com a metodologia MASP é possível:

 

1 Identificar o problema: O problema é identificado e analisado a fundo. Não se deve limitar a sintetizá-lo, é preciso delimitá-lo ao máximo.

 

2 Observar o problema: A equipe, acompanhada pelo gestor, se desloca até o local onde está ocorrendo o problema. O objetivo é observar as causas potenciais e coletar informações relevantes.

 

3 Analisar o problema e suas causas: Neste momento, são consideradas hipóteses, para uma melhor compreensão do problema. Para tanto, são estudados casos, observadas estatísticas, elaborados relatórios e observados outros dados disponíveis.  

 

4 Propor planos de ação: Descobertas as causas do problema e como ele se manifesta, pode-se pensar em formas para solucioná-lo, com a elaboração de planos de ação

 

5 Executar o Plano de Ação: Nesta fase, o que foi proposto no plano de ação deve ser posto em prática.

 

6 Verificar os resultados: Depois da implementação, devem ser analisados os resultados obtidos. Pode ser necessário realizar uma nova observação, análise ou tentativa de identificação caso o problema não tenha sido solucionado.

 

7 Padronizar procedimentos: Nesta etapa, as ações que apresentaram resultados satisfatórios são padronizadas. Isso é importante para otimizar a solução de problemas parecidos que possam vir a surgir. Também é aqui que podem ser estabelecidas ações preventivas e de melhoria contínua.

 

8 Elaborar relatórios de conclusão: Esta última fase consiste na reflexão sobre o problema e as ações adotadas. Pode ser levado em consideração o que causou o problema e os desafios que surgiram durante a tentativa de corrigi-lo.