Metodologia PDCA

 

É uma ferramenta de gestão que tem como foco promover a melhoria contínua dos processos por meio de um ciclo de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check), agir (act).

1 Plan – Planejar: A primeira fase envolve a criação de um projeto. Este deve envolver metas, métodos e objetivos que serão empregados para solucionar o problema identificado.

 

2 Do – Fazer: As ações estabelecidas na etapa anterior serão colocadas em prática, de acordo com o planejamento. Caso surjam desafios durante a implementação das ações, pode ser necessário voltar ao início e refazer o planejamento.

 

3 Check – Checar: Ao executar os planos e ação, devem ser recolhidos novos dados que evidenciam a efetividade das ações adotadas, assim como o alcance das metas estabelecidas.


4 Act – Agir:
Na última etapa, as ações que foram efetivas são consolidadas e padronizadas. Dessa forma, podem ser empregadas novamente caso problemas parecidos ocorram. Também é neste momento que se faz a prevenção de potenciais erros. Assim como a correção de erros recorrentes, que se apresentaram durante o processo ou não foram solucionados.

 

É importante ressaltar que ao utilizar o método PDCA, cada processo feito origina-se em um novo processo até que o resultado final chegue ao cliente. Sendo assim, o ciclo sempre está sendo renovado e melhorado, pois cada segmento do processo é analisado.