Um Processo Kaizen envolve projetos de melhoria de curta duração – duram em média uma semana. Seu objetivo é implementar melhoras pontuais, identificadas pela equipe Kaizen.

O que é Kaizen

Antes de mais nada, é preciso entender exatamente o que é o Kaizen: ele nada mais é do que uma das ferramentas do Lean. De origem japonesa, o termo ”kaizen” pode significar tanto ”melhoria contínua” como ”mudanças incrementais”

Os princípios desta filosofia pregam que não se deve passar nenhum dia sem que uma melhoria seja implementada. Não importa se é na estrutura da empresa ou nos atributos de cada indivíduo, as melhorias precisam ser aplicadas.

Processos Kaizen

Para que os eventos Kaizen funcionem, eles precisam ser implementados em conjuntos com um programa geral de melhoria. Portanto, é importante que a empresa esteja implementando metodologias como o Lean Six Sigma para que eles sejam realmente efetivos.

Como já dissemos, o evento Kaizen busca implementar, em projetos de curta duração, melhorias específicas. Porém, tanto para a aplicação quanto para a manutenção dos resultados, é importante contar com uma equipe capacitada. Portanto, certificações Lean Six Sigma são fundamentais para uma implementação satisfatória e a conservação dos resultados positivos a longo prazo.

Os eventos Kaizen podem ser desenvolvidos para melhorar diversos aspectos em uma companhia. Podem ser aplicados para a organização de um determinado setor da empresa, aumentar a produtividade de uma linha de produção ou para otimizar a cadeia de suprimentos, por exemplo. Também podem ser utilizados em conjunto com outras ferramentas Lean Six Sigma, como o VSM (mapeamento de fluxo de valor).

Eventos Kaizen

Para que os eventos Kaizen funcionem, eles precisam ser implementados em conjunto com um programa geral de melhoria. Portanto, é importante que a empresa esteja implementando metodologias como o Lean Six Sigma para que eles sejam realmente efetivos.

Como já dissemos, o evento Kaizen busca implementar, em projetos de curta duração, melhorias específicas. Porém, tanto para a aplicação quanto para a manutenção dos resultados, é importante contar com uma equipe capacitada. Portanto, certificações Lean Six Sigma são fundamentais para uma implementação satisfatória e a conservação dos resultados positivos a longo prazo.

Os eventos Kaizen podem ser desenvolvidos para melhorar diversos aspectos em uma companhia. Podem ser aplicados para a organização de um determinado setor da empresa, aumentar a produtividade de uma linha de produção ou para otimizar a cadeia de suprimentos, por exemplos. Também podem ser utilizados em conjunto com outras ferramentas Lean Six Sigma, como o VSM (mapeamento de fluxo de valor).

Eventos Kaizen | O que é preciso para desenvolver?

Para que o Kaizen seja planejado e aplicado corretamente, é preciso seguir alguns passos essenciais:

Primeiro: é necessário selecionar os eventos Kaizen a partir da análise de indicadores das operações que se apresentam abaixo do desejado, representando oportunidades de melhorias;

Em seguida, é definido um líder Kaizen e são selecionados os membros da equipe que irá implementar o projeto.

Depois, é importante realizar uma reunião com todos os envolvidos para compreender a situação atual e identificar a causa motivadora. Nesta reunião, devem ser criadas contra medidas e elaborado o planejamento para a implementação. Para avaliar a efetividade do projeto, é fundamental estabelecer, ainda na reunião, um plano de acompanhamento.

Após a estruturação do projeto, pode-se iniciar a implementação. Manter uma rotina de reuniões para acompanhar os resultados também é uma prática que deve ser adotada. Afinal, isto garante que o evento kaizen esteja alinhado aos objetivos previamente estabelecidos.

Eventos Kaizen | Vantagens da implementação

Os eventos kaizen tem aplicação ampla, podendo ser implementados em diversos setores. Ao aplicá-los, a empresa desfruta de diversas vantagens, entre elas:

  • Promove o trabalho em equipe;
  • Disciplina equipes para o cumprimento de prazos e metas;
  • Promove interação de pessoas com competências e personalidades diferentes;
  • Estimula a criatividade dos colaboradores;
  • Torna as equipes mais focadas;
  • Destaca a importância da qualidade, do bom relacionamento com o cliente, a importância da produtividade e a redução de custos. Bem como o comprometimento com os prazos de entrega e a melhoria contínua.

Como já dissemos, processos Kaizen devem ser desenvolvidos juntamente com um programa de melhoria contínua para que funcionem. Se você pretende implementá-los em sua empresa, é importante contar com uma capacitação em Lean Six Sigma. Para isto, conte conosco: realizamos treinamentos Lean Six Sigma In-Company com condições especiais.

Acesse o site para saber mais e pedir seu orçamento!