Quais os passos para resolver um problema?

A Iwankio Consulting é uma empresa que trabalha na formação e capacitação de profissionais com foco em melhoria contínua. Sendo assim, fazemos isso através da metodologia Lean 6 Sigma. 

Nosso objetivo é qualificar profissionais por meio de um treinamento de alta qualidade que irá capacitá-los para resolver problemas, mesmo após a finalização do programa da Iwankio Consulting.

A partir de pesquisas, notamos que uma das habilidades mais procuradas pelo mercado hoje, é a capacidade de resolução de conflitos e crises. Dessa forma, proporcionamos isso com a praticidade e domínio de ferramentas que só o Lean 6 Sigma pode oferecer.

Fazemos isso, pois sabemos que, para ser um Black, Green ou Yellow Belt é necessário dominar, tendo estratégias de resolução de problemas e, melhor ainda, agindo diretamente na raiz desses obstáculos. 

Diante disso, no conteúdo de hoje, vamos trazer algumas dicas para você que deseja ser um especialista quando o assunto é resolver um problema definitivamente.

Afinal, quem nunca passou por uma situação onde precisou gerir um ou mais problemas ? Vejamos:

Como atuar de forma eficaz na resolução de problemas? 

A primeira atitude a se tomar para resolver um problema, é definir a raiz da questão. Ou seja, parar de olhar apenas os sintomas e focar realmente no que está causando aquele conflito. 

Na Iwankio Consulting, ensinamos algumas técnicas, como a utilização de fluxogramas e diagramas de causa e efeito para isso. Neste momento, ocorrerá o levantamento de dados, situações e fatos. Comparando a expectativa e a realidade, compreendendo as etapas para saber a causa real do problema.

Em segundo lugar, como em um brainstorming, é necessário levantar soluções alternativas. Essa atitude poderá mudar significativamente o resultado, possibilitando a obtenção de uma solução final. Nesse momento, é importante pensar em várias estratégias, não descartando nenhuma de primeira.

Para um solucionador de problemas, como um Black ou Green Belt, existem várias métricas para escolher uma alternativa correta, eles consideram:

  • Se uma alternativa particular serve para resolver o problema sem causar conflitos imprevistos;
  • Se todos os indivíduos envolvidos aceitam a alternativa;
  • Se a implementação da alternativa é realista;
  • Se a alternativa se enquadra nas restrições organizacionais;
  • Se a alternativa está de acordo com a metodologia.

Por fim, ocorre a implementação da solução e seu acompanhamento. Para isso, é importante envolver os colaboradores nesse processo, não apenas o líder em si. Durante a implementação, os canais de feedback devem ser incorporados para que haja o mínimo de resistência da parte dos colaboradores.

Para te auxiliar na resolução de conflitos, a Iwankio Consulting deseja capacitar você e sua equipe, através da certificação Lean 6 Sigma. Com treinamento e mentoria, você será o profissional que soluciona problemas em qualquer lugar.

Para saber mais sobre as ferramentas de resolução de conflitos e ainda conhecer a metodologia Lean 6 Sigma, entre em contato conosco ou acesse nosso site:

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Para mais informações entre em contato com a Equipe Iwankio : (41)99948-9293

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