A implementação das técnicas Lean Thinking são circulares, permitindo sempre a melhoria contínua e redução de desperdícios na empresa. Assim, os processos sempre estarão se ajustando para que haja pouco ou nenhum desperdício e os produtos sejam feitos com perfeição na hora certa para os clientes. 

Ao tentar implementar projetos de melhoria contínua Lean, os gestores frequentemente se perguntam como cortar desperdícios de forma eficaz em sua organização. Sem surpresa, processos desnecessários podem diminuir a eficiência – consequentemente, custando tempo e dinheiro à empresa.

O problema é que a mudança pode ser tão prejudicial, talvez até mais do que continuar o processo atual, se essa mudança não for implementada corretamente (é por isso que o mapeamento de processos é tão útil). Assim, reduzir o desperdício e criar uma organização lean pode ser bem-sucedido, se tratado com cuidado e corretamente.

 

Redução de desperdícios na empresa 

Todo líder de uma organização busca pela redução de desperdícios na empresa, que são diferentes elementos de um processo que não agregam valor para o cliente. 

Existem oito tipos principais de desperdício e qualquer um deles pode fazer com que você perca eficiência e dinheiro. São eles: 

 

Defeitos 

Esse tipo de desperdício é fácil de detectar e entender. 

Um defeito ocorre quando um produto ou serviço fica aquém das expectativas do cliente. Se você não os notar, seus clientes notarão. Os defeitos causam retrabalho caro, material perdido e clientes decepcionados (e perdidos). 

 

Superprodução 

Fazer mais do seu produto do que os clientes exigem leva a recursos desperdiçados e custos de manutenção de estoque desnecessários. 

Ambos os fatores custam dinheiro e reduzem a lucratividade. 

 

A espera 

Embora possa parecer inofensivo, a espera é cara. 

Materiais ociosos não agregam valor para o cliente. Os funcionários que ficam parados enquanto são pagos não criam valor e reduzem a lucratividade.

 

Processos sem valor agregado

Você acredita que existem etapas em seu processo que podem ser eliminadas sem reduzir a qualidade do produto? Pense com cuidado!

Você inspeciona seu produto?  Esta etapa do processo pode ser excluída com segurança quando o produto é feito certo da primeira vez.

 

Transporte 

O transporte do produto até o cliente é fundamental.

Mas, se o processo movimentar os materiais pela fábrica sem agregar valor ao produto, estará desperdiçando tempo e dinheiro. Processos eficientes eliminam transporte desnecessário! 

 

Estoque 

Este desperdício ocupa espaço e  consome dinheiro. 

Além disso, também incentiva outras perdas com superprodução, maiores defeitos e processamento sem valor agregado.  

 

Movimento 

Uma etapa do processo de produção deve ser concluída com a menor quantidade de movimento possível. 

Usar mais movimento do que o necessário é um desperdício de recursos.

 

Talento não utilizado do funcionário

Os funcionários são uma ótima fonte para novas ideias e inovação. 

Infelizmente, as organizações falham em incentivar os funcionários e eles fazem apenas uma fração das contribuições que poderiam ser feitas de outra forma.

 

Redução de desperdícios na empresa | Como almejar?

Aplicada aos desperdícios acima, as soluções encontradas para reduzi-los são: 

 

Defeitos 

Aplicar os resíduos do Lean Six Sigma usando o processo DMAIC para identificar a causa raiz dos defeitos e eliminá-las.

 

Superprodução 

A solução de longo prazo para a superprodução é implementar um pull system que mude a filosofia de produção de feito para estoque para produção sob encomenda. 

Empresas que estão em sintonia com as necessidades do cliente têm muito mais facilidade de agendamento e previsão e não exigem grandes estoques.

 

A espera 

Eliminar gargalos no processo de produção, balancear atividades e melhorar as comunicações pode ajudar a reduzir o tempo ocioso. 

Reduzir as distrações pode ajudar os funcionários a manterem o foco no trabalho. 

 

Processos sem valor agregado

Use o Mapeamento do Fluxo de Valor para analisar seu processo e descobrir quanto valor cada etapa oferece ao cliente. 

Avaliar cada etapa do processo por este padrão ajuda a identificar o esforço desperdiçado. 

 

Transporte 

Os processos de produção podem reduzir o transporte não essencial, transformando matérias-primas em produtos acabados em um local, em um sistema, feito sob encomenda. 

 

Estoque 

Eliminar o trabalho em andamento (WIP), reduzindo as lacunas no processo de produção e melhorando os métodos de previsão. E, assim, reduz a necessidade do estoque! 

 

Movimento

Máquinas e estações de trabalho podem ser projetadas para minimizar o movimento.

 

Talento não utilizado do funcionário

Use incentivos e recompensas aos funcionários para explorar o talento dos funcionários.

 

Procure continuamente maneiras de ser mais eficiente

Identificar e combater desperdícios não deve ser um ato isolado, mas um exercício contínuo de olhar para o que você faz atualmente e melhorá-lo. Esta é a chave para a redução de desperdícios na empresa. 

Você não terá uma organização perfeita após as primeiras mudanças no processo, mas com um foco contínuo na melhoria contínua dos processos e na redução de desperdícios na empresa, você terá um aumento contínuo na qualidade, satisfação do cliente e eficiência, aumentando a lucratividade do negócio.