A Metodologia de Análise e Solução de Problemas, ou MASP, é muito utilizada para identificar e solucionar não conformidades. Atua, ainda, no progresso da gestão da qualidade e otimiza os níveis de entrega de atividades, sejam internas ou externas.

O MASP consegue melhorar a performance de processos, além de avaliar os gargalos do mercado. Com isso, aumenta as chances de sucesso do negócio. 

Esta técnica permite também encontrar soluções para dificuldades com as equipes e resolver as demandas dos setores.

Importância do MASP nas empresas

O cenário atual das empresas é volátil, incerto, complexo e ambíguo, ou o que chamamos de VUCA. Nesta realidade, profissionais capazes de reagir de forma proativa aos desafios são extremamente valiosos. E isto pode ser alcançado com o MASP, que ensina o uso de ferramentas que auxiliam na resolução de problemas e otimização de processos.

O MASP contribui, ainda, com a tomada de decisões agregando senso de entendimento, assertividade, preparação técnica e execução. 

Além disso, por ser bastante semelhante ao requisito “Ações Corretivas” da ISO 9001, torna-se uma ferramenta útil para alcançá-lo. 

Rumo aposta no MASP para melhorar seus resultados

Uma técnica que oferece tantas habilidades e traz tantos resultados positivos não passaria despercebida pelas empresas. Por isso, muitas delas já buscam oferecer este treinamento aos seus colaboradores, refinando suas aptidões. Mais do que isso: garantindo que seus profissionais atuem em alta performance, oferecendo o melhor de si em suas tarefas. 

É o caso da Rumo, que confiou no ISAE e no Prof. Alexandre Iwankio para ministrar o workshop MASP para sua equipe. A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem.

A companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias. Está presente na região sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul). No sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e no centro-oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás). Assim como na região norte, onde opera no Tocantins. Sua base de ativos é formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões.

Sempre buscando oferecer desenvolvimento profissional e pessoal a seus funcionários, a empresa fundou a Academia Rumo. Com isso, a companhia promove entre seus profissionais a busca pela melhoria contínua através do conhecimento.

Além desta iniciativa, a empresa oferece planos de treinamento, desenvolvimento e carreira que engajam e valorizam suas equipes.

É natural, portanto, que a Rumo enxergue no MASP uma solução relevante e eficiente para alcançar seus objetivos. Com isso, a empresa além de investir na valorização de seus colaboradores, poderá se beneficiar de toda a competência adquirida por seus profissionais.

Para Alexandre Iwankio, diretor da Iwankio Consulting e professor designado pelo ISAE para a realização dos workshops, é um orgulho poder dizer que participou do processo de desenvolvimento da Rumo em direção ao sucesso!