Você já imaginou que o Lean Six Sigma e os conhecimentos que ele proporciona podem ser aplicados na sua vida? Vamos te explicar como no post de hoje. Confira!

Sempre evidenciamos o quanto o Lean Sigma é versátil, podendo ser aplicado a empresas de todos os segmentos e tamanhos. Além disso, é a estratégia ideal para eliminar falhas, reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e a qualidade de produtos e serviços. Chegamos até a demonstrar o quanto ele pode ser útil também em questões mais críticas como a poluição. Mas será que o Lean Six Sigma e os conhecimentos que ele oferece não podem ser aplicados em nossas vidas, de uma forma geral?

A resposta é sim!

Lean Six Sigma e os Conhecimentos para a vida:

O que o Lean Six Sigma e os conhecimentos que ele ensina podem trazer para a sua vida? De que forma ele pode contribuir de uma forma mais substancial em sua forma de viver e de enxergar as coisas? A resposta a estas perguntas é mais simples do que parece, vejamos:

Eliminação de desperdícios

Um dos princípios do Lean Six Sigma é a identificação e eliminação de desperdícios, certo?

Então, vamos refletir: ficar pensando apenas no passado, nos erros cometidos e oportunidades perdidas é um desperdício de tempo. Conseguindo identificar este desperdício. também podemos eliminá-lo. A partir daí, você pode canalizar as suas energias em procurar formas de aproveitar melhor este tempo que se perde pensando em coisas que não podem ser mudadas e passar a pensar em atitudes produtivas.

Talvez, ocupar este tempo com uma atividade como um curso, por exemplo. Então, você vai começar a desenvolver seu plano de ação: qual curso seria melhor, qual seria a duração, quanto tempo você pode investir, qual o melhor horário, presencial ou à distância. Dá até para aplicar o PDCA nesse projeto.

Eliminação de falhas

Outro aspecto trabalhado no Lean Six Sigma é a eliminação de falhas. Seres humanos cometem falhas o tempo todo, é parte da nossa natureza. Basta você procurar e você certamente vai encontrar pontos onde você está falhando.

Por exemplo, na comunicação: talvez alguns conflitos estejam acontecendo na sua família. A causa: falhas na comunicação. Você já descobriu o motivo do ”gargalo”, agora resta montar um planejamento que possa resolver essa questão.

Então, que tal utilizar o Lean Six Sigma e os conhecimentos que ele oferece para resolver o problema? Uma boa ferramenta da metodologia para este caso é o 5-Why. É bem simples: basta montar a tabelinha e ir respondendo porque a falha pode estar acontecendo e aplicar a solução que se encaixa melhor na questão.

Economia

Sempre estamos em busca de economizar, não é mesmo? Ora, seja por um motivo em específico ou apenas para manter os gastos sob controle, a economiza faz parte de nossas vidas. E esse é outro quesito em que o Lean Six Sigma é campeão.

Digamos que você esteja procurando uma forma de economizar para fazer uma viagem para a Europa: você pode utilizar os princípios e ferramentas do Lean Six Sigma para encontrar focos de desperdício de recursos financeiros e eliminá-los, orientando esforços para acumular o dinheiro necessário.

Identificar e aproveitar ao máximo as oportunidades

O Lean Six Sigma e os conhecimentos que ele proporciona ajudam a identificarmos mais facilmente as oportunidades. Mais do que isso: com essa metodologia você aprende a aproveitar ao máximo essas oportunidades.

Melhoria contínua

O Lean Six Sigma está procurando sempre pela melhoria contínua, buscando formas de alcançar a excelência. E isso é outro valor que você pode levar para a vida. Analisando a si mesmo e ao seu redor, você pode identificar pontos de melhoria e aplicá-las em sua rotina.

Como posso melhorar minha saúde mudando meus hábitos alimentares ou incluir exercícios físicos na rotina? Você pode utilizar o DMAIC para planejar a melhor forma de fazer isto, por exemplo.

Como pudemos ver, realmente o Lean Six Sigma e os conhecimentos que ele oferece são aplicáveis a qualquer negócio, e sobretudo, às nossas vidas de uma maneira geral.