Visão Funcional x Visão de processos

Gerir processos dentro de uma empresa significa ter em mãos um aglomerado de responsabilidades, as quais são vitais para o bom andamento dos negócios. Dentre elas, uma das mais importantes é entender, estudar e aprimorar como a organização funciona em todos os seus aspectos.

A visão funcional e a visão por processos são algumas formas de gestão mais conhecidas. Contudo, ainda há dúvidas sobre como cada uma delas funciona e qual é a melhor de ser aplicada no dia a dia da empresa.

Pensando nisso, neste artigo você irá compreender um pouco melhor sobre as principais diferenças entre a visão funcional e a visão por processos.

 Visão Funcional x Visão de processos: qual a diferença?

Enquanto a visão funcional tem por objetivo conseguir enxergar e compreender o todo por meio da análise das partes que o formam, a  visão por processos foca na compreensão de como as atividades são realizadas e interligadas, envolvendo as diversas áreas da organização.

Vamos esmiuçar melhor cada um desses termos:

O que é visão funcional?

A visão funcional é uma modalidade de gestão encontrada quando a empresa está agrupada por silos — ou áreas funcionais. Geralmente, dentro dessas organizações a comunicação acontece dentro dos próprios setores e, quando há a necessidade de informações de outras áreas, é necessário solicitá-las. Se isso não ocorrer, as informações permanecem dentro do próprio setor.

Outro ponto importante a ser mencionado é que a visão funcional, quando desenhada verticalmente, tem tendência aos setores atenderem aos seus próprios objetivos. Isso pode acarretar em ótimos resultados para o departamento, mas não necessariamente para a empresa como um todo.

O que é visão de processos?

Por sua vez, a visão por processos irá focar essencialmente na satisfação do cliente, a qual é gerada através de uma compreensão acerca de como as atividades são realizadas e interligadas em diferentes áreas da empresa.

A visão por processos aborda a organização de forma mais ampla, com as diferentes áreas se interrelacionando. Assim, os diversos processos interagem entre si  e a gestão monitora isso como um todo, garantindo a satisfação do cliente final.

Dessa forma, há maior sinergia entre as áreas, com processos otimizados, padronizados e controlados, fortalecendo o relacionamento interdepartamental, possibilitando a visão do “todo” e produzindo resultados voltados para o negócio.

 Visão Funcional x Visão de processos: qual a melhor?

É preciso entender que ambas as formas de gestão apresentam seus prós e contras, contudo, a Visão por Processos acarreta em muito mais resultados positivos a quem a  insere no dia a dia de sua empresa.

Mas por quê?

Benefícios da visão funcional

  • Boa interação entre as pessoas inseridas no mesmo setor;
  • Fácil de medir;
  • Fácil de entender;

Benefícios da visão por processos

  • Maior organização e entendimento de todos os processos da empresa;
  • Mais agilidade nas atividades;
  • Facilidade na Identificação de gargalos, possibilitando a oferta de novos produtos e serviços aos clientes;
  • Simulação de processos e melhorias;
  • Redução de custos e desperdícios através da inserção de um processo mais enxuto;
  • Melhor uso das competências dos profissionais;
  • Aumento da satisfação do consumidor;

Esperamos que esse texto tenha te ajudado a ter maiores compreensões acerca da Visão Funcional e da Visão de Processos.

Por mais que nem sempre seja fácil, entendemos que a melhoria dos serviços prestados por uma organização devem ser diários. Por isso, queremos te ajudar nesse processo.

Saiba como a Iwankio Consulting pode te ajudar clicando aqui.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar

Iwankio consultoria

8 Desperdícios do Lean Thinking: Defeitos

Um defeito, desperdício clássico no Lean Thinking, ocorre na apresentação de falhas durante ou após a produção de um produto ou serviço. Nisso, itens afetados precisam ser substituídos, resultando em custos adicionais, atrasos e possíveis problemas de segurança.

Saiba mais »