8 Desperdícios do Lean Thinking: Habilidades

Considerado o 8° desperdício do Lean Thinking, as habilidades mal utilizadas se constituem em um desperdício presente em muitos processos. Est[a presente em muitos ambientes de manufatura, industrial e de escritórios, como uma falha em garantir que todo o talento potencial de um funcionário esteja sendo utilizado. 

Esse desperdício foi adicionado para permitir que as organizações incluam o desenvolvimento da equipe no ecossistema lean. E, como um desperdício, costuma partir da designação de tarefas erradas  aos funcionários ou tarefas para as quais eles nunca foram devidamente treinados. Além disso, o desperdício de habilidades (ou desperd[icio intelectual) representa também o resultado de uma má gestão da comunicação. 

Ao envolver os funcionários e incorporar suas ideias, fornecendo oportunidades de treinamento e crescimento e envolvendo-os na criação de melhorias de processo que reflitam a realidade que vivenciam e as habilidades que possuem, a eficácia geral é aprimorada. 

A eliminação desse tipo de desperdicio pode influenciar todos os outros. Dos exemplos de talentos não utilizados, destaco: 

  • A comunicação pobre com o colaborador. 
  • A falha em envolver as pessoas no design e desenvolvimento do local de trabalho; 
  • Ausência ou ma definicao de políticas; 
  • Medidas incompletas; 
  • Má administração; 
  • Falta de treinamento da equipe; 

Saiba mais como as habilidades são um desperdício no Lean Thinking hoje e preste atenção em seus processos para evitar o surgimento dele.

Sobre as habilidades

O recurso mais valioso em qualquer organização são seus funcionários. 

Dessa forma, o desperdício de habilidades é exatamente o que parece ; não efetivamente, ou de forma alguma, utilizando o recurso valioso que são seus funcionários. Isso gera desperdícios ao deixar de lado o valor que estes funcionários poderiam agregar por meio de habilidades ou talentos que não foram reconhecidos. 

Por exemplo, na fabricação, o talento não utilizado pode ser predominante em vários níveis da organização. No fundo estão os trabalhadores que não estão sendo devidamente avaliados. Afinal, um funcionário de nível inferior pode ser capacitado a mais de um tipo de trabalho, ou pode ter habilidades que não são diretamente aplicáveis ao processo de manufatura, mas forneceriam um novo contexto para visualizar as operações.

Assim, manter um funcionário com múltiplas habilidades em uma única posição pode ser uma perda de oportunidades para expandir sua função e envolvimento na fábrica.

Já nos níveis de gerenciamento de manufatura, os gestores podem ser subutilizados porque têm insights sobre melhorias potenciais de processo que são perdidas pelos engenheiros de supervisão, mas só têm conhecimento suficiente para falar sobre gerenciamento de trabalhadores, por exemplo.

E, nos negócios, o desperdício de habilidades no Lean Thinking são mais sutis e, portanto, mais difíceis de detectar e diagnosticar, mas costumam ter muito mais valor se eliminados. Dado que a maioria dos cargos em negócios exige mais habilidades sociais do que na linha de fabricação e são mais variados do que na linha de montagem, há um grande potencial para que as habilidades do trabalhador passem despercebidas ou sejam subutilizadas. Portanto, os líderes devem ter compreensão adequada das experiências e habilidades atuais de seus funcionários, e uma organização deve ter um sistema que permita que esse tipo de informação seja conhecida e posta em prática. 

Causas dos desperdícios de habilidades no Lean Thinking

Então, aqui estão algumas maneiras pelas quais os funcionários em empresas podem ser subutilizados: 

  • habilidades aplicáveis de funções anteriores não reconhecidas/usadas;
  • os funcionários que mostraram uma mentalidade construtiva não estão recebendo os recursos para as desenvolver em nível superior;
  • as práticas de contratação na empresa não estão alinhadas, então os novos talentos na organização estão sendo colocados ou transferidos de forma mais eficaz; 
  • os funcionários não estão sendo estimulados pela liderança a repensar sua posição e como ela se alinha com as tendências da indústria como eles as vêem; 
  • oportunidades de treinamento não estão disponíveis para funcionários que demonstram aptidões para elas;

Conclusão 

Ao eliminar ou reduzir os desperdícios de habilidades no lean thinking, você aumentará a produtividade de seus funcionários e reduzirá seus custos, pois cada desperdício reduzido em seus custos é um valor adicionado ao seu lucro. Certamente,  o mesmo é verdade na hora de reduzir e eliminar os outros sete desperdícios do Lean.

Se você busca saber mais sobre o assunto e está procurando um especialista, entre em contato com a Iwankio Consulting para entender melhor.

Você também pode gostar