A análise causa raiz, também conhecida como ACR é uma ferramenta que procura identificar o motivo de falhas em geral. Assim que o motivo principal é identificado, são implementadas ações corretivas e preventivas, para que a falha não volte a acontecer.

Confira o passo a passo que montamos, necessário para uma análise de causa raiz eficiente.

Então, para implementar a análise causa raiz, é preciso seguir alguns pontos essenciais estabelecidos pelo DMAIC.

Define (definir) – Identificar o problema

O primeiro passo da análise causa raiz é compreender profundamente qual é o problema que está causando as falhas ou gargalos.

Pode parecer óbvio, mas é um ponto que muitos deixam de lado, focando apenas em resolver a falha. Porém, sem saber qual é exatamente o problema, é mais difícil conseguir chegar a uma resolução eficiente.

Measure (medir) – Descobrir as possíveis causas

Identificado o problema causador das falhas, é preciso descobrir quais são as possíveis causas raiz que motivam o problema.

Neste ponto, podem ser aplicadas ferramentas diversas, como os 5-Why (5 porquês) ou o Diagrama de Ishikawa, por exemplo.

Lembrando que é importante levar em conta os fatores humanos e culturais, além dos aspectos ambientais e físicos. Assim, também é preciso considerar os processos e sistemas envolvidos e demais elementos que podem estar relacionados à causa raiz.

Analyze (analisar) – Sugerir possíveis soluções para o problema

Agora que os prováveis motivadores do problema que está causando  as falhas foram descobertos, precisamos de soluções confiáveis.

Para isso, uma boa alternativa é reunir a equipe e propor um brainstorming. Afinal, essa é a melhor forma de enxergar o problema sob diferentes pontos de vista e encontrar soluções variadas.

Improve (melhorar)  – Aplicar as soluções

Esta etapa da análise causa raiz é o momento de aplicar as soluções. Assim, é possível descobrir qual delas é a mais eficiente na resolução do problema.

É importante ter em mente que esta solução precisa assegurar a não reincidência do problema.

Control (controlar) – Monitorar os resultados

A melhor solução para o problema já foi identificada e aplicada, então este é o momento de monitorar os resultados. É fundamental avaliar se de fato a solução resolveu o problema e impede que ele volte a acontecer.

Este é o passo a passo para se aplicar uma análise de causa e raiz eficiente. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.