Os Black Belts, dentro da metodologia Lean 6 Sigma, são os profissionais detentores do conhecimento máximo do método. Capazes de orientar ou liderar  projetos complexos, os Black Belts são responsáveis por dar retornos financeiros substanciais às suas organizações. Além disso, são responsáveis por treinar e conduzir equipes Green e Yellow Belts – os níveis anteriores no Lean 6 Sigma. Mas o que faz deles os melhores líderes? Continue lendo e descubra!

As características que tornam um profissional Black Belt o líder ideal para qualquer empresa envolvem algumas habilidades principais. São elas:

Visão sistêmica

Líderes Black Belts estão cientes do grande valor de se acompanhar todos os processos de perto. Esse conhecimento permite que esses profissionais visualizem todo o funcionamento da empresa. Também permite que atuem nos seus pontos de alavancagem, gerando resultados globais.

Habilidade analítica

Pelo seu conhecimento de técnicas de análise de dados, esse profissionais conseguem direcionar efetivamente suas decisões. Além disso, enxergam oportunidades que muitas vezes passam despercebidas por outras pessoas.

Com isso, os Black Belts conseguem destaque entre seus pares. Isso justamente por propor mudanças que geram resultados que podem ser comprovados por números e indicadores.

Conhecimento do negócio

Ao idealizar e executar projetos de melhorias, os Black Belts naturalmente passam a conhecer todos os processos relativos ao negócio. Produtos, serviços, estratégias de marketing e empresariais, público-alvo, mercado, carteira de clientes… Esses são apenas alguns dos aspectos envolvidos em um negócio, dos quais os Black Belts têm profundo conhecimento.

Conhecimento sobre melhoria e gestão de processos

Os Black Belts possuem a capacidade de enxergar a empresa como um todo. Ao mesmo tempo, possuem conhecimentos profundos de cada processo envolvido dentro da empresa. Essa habilidade faz com que esses profissionais sejam ideais para tomar decisões relativas à melhoria de processos e sua gestão.

Com uma alta capacidade analítica, esses líderes são capazes de enxergar relações de causa e efeito com maestria. Isso faz com que as resoluções de problemas sejam realizadas de forma mais prática. Além disso, os Black Belts são capazes de demonstrar, por meio de ferramentas específicas, as raízes dos problemas. Melhor do que isso: demonstram como resolvê-los, visando a redução de custos e maximização de lucros.

Capacidade de liderar mudanças

Essa habilidade é mais facilmente reconhecida nos Black Belts. Essa competência é essencial para realizar mudanças e melhorias em processos. Também é essencial para a instauração da cultura de melhoria de processos em um ambiente empresarial. Mais do que isso: esses profissionais sabem que mudanças significativas devem ser feitas em uma determinada ordem. Isso porque entendem que a ordem é fundamental para que apresentem os efeitos desejados.

Viu como os Black Belts são os melhores líderes? Se você também quer se tornar um líder diferenciado, acesse nosso site e inscreva-se em  nossa certificação Black Belt em Lean 6 Sigma.