O método e modelo mental DMAIC

Se você deseja resolver problemas dentro da organização, o método DMAIC é essencial para a melhoria de processos.

O DMAIC se caracteriza como uma peça chave para colocar em prática os projetos de Lean 6 Sigma. A sigla deriva do Inglês, que traduzindo significa: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar.

Esse modelo mental ajuda empresas a criar um roteiro com intuito de resolver problemas nos processos da organização e a melhorar o desempenho dos seus processos.

Quais os principais objetivos do DMAIC

Os principais objetivos do DMAIC são: aumentar a produtividade, aperfeiçoar a qualidade de produtos e serviços, aprimorar processos e a gestão da empresa, buscar a melhoria contínua na gestão de produtos, reduzir custos e desperdícios.

E como resultado gerar um retorno financeiro para a empresa, aumentando sua lucratividade e competitividade no mercado. 

Qual o passo a passo do DMAIC

1 – Definir (Define)

Uma etapa que não deve ser negligenciada, é uma das mais importantes. Primeiramente, é necessário identificar e definir o problema que a empresa visa resolver, para evitar os desperdícios futuros.

Nesse momento é válido definir qual será a equipe envolvida no projeto, focando no que é relevante, qual problema será resolvido, qual a meta e ganho financeiro esperado, se a energia deve ser canalizada nesse problema ou não.

E para isso existem algumas ferramentas que otimizam o projeto:

  • contrato do projeto;
  • escopo do projeto;
  • análise de indicadores – cartas de controle, histogramas, boxplot, estatísticas descritivas
  • mapa de raciocínio (modelo mental DMAIC).

2 – Mensurar (Measure)

Após definir com precisão o escopo do projeto, é o momento de observar o problema de forma mais detalhada. No Measure o problema será estratificado, dividido em partes menores. Tudo isso para verificar onde o problema está concentrado e refinar o escopo do projeto onde se pode obter os maiores ganhos.

Algumas ferramentas úteis nesta etapa são: gráficos de Pareto, barras e setores, testes de hipóteses e análises de variância.

3 – Analisar (Analyze)

Nesta fase, a equipe irá determinar as causas fundamentais do problema, valendo-se de um estudo aprofundado do processo e do levantamento de fatos e dados que comprovem o que efetivamente está provocando o problema a ser resolvido.

Ferramentas úteis para esse processo: Mapa de Processo, brainstorming, Matriz GUT, Diagrama de dispersão, Planejamento de Experimentos, análise de regressão.

4 – Melhorar (Improve)

Chegou a hora de propor e implementar soluções para eliminar as causas do problema.

A estruturação e execução de bons planos de ação serão essenciais nesta fase do projeto, com novas análises de indicadores para evidenciar as melhorias proporcionadas e avaliar o alcance das metas do projeto.

5 – Controlar (Control)

Por fim, o último passo serve para controlar e monitorar os resultados das melhorias implementadas durante o Improve. Não é bom deixar de lado essa etapa da metodologia DMAIC, pois aqui serão criados os mecanismos que darão sustentabilidade às melhorias implementadas, garantindo que os ganhos sejam mantidos a longo prazo. 

Ferramentas como Padronização de processos, Cartas de Controle de Processos, Análise de Capacidade, Poka-yoke, diário de bordo e OCAP (Plano de ação para falta de controle) são de grande utilidade nesta etapa

Logo, o DMAIC é muito importante para empresas que buscam resolver  problemas em seus processos e obter ganhos de produtividade e lucratividade em suas operações, levando-as a patamares mais elevados de excelência operacional e competitividade. Se você busca resultados como esses para sua empresa, entre em contato com a Iwankio Consulting e saiba como podemos ajudar você.

Você também pode gostar