Em um mercado tão competitivo como o atual, as empresas vivem uma busca constante por processos que melhorem seus esforços e tenham o máximo de produtividade. Nesse contexto, surgem possibilidades como as ferramentas lean 6 Sigma, que potencializam a rotina empresarial e identificam as possíveis melhorias para o desenvolvimento organizacional.

Por isso, vamos mostrar sete benefícios das ferramentas Lean 6 Sigma para sua empresa.

As ferramentas lean 6 Sigma são extremamente eficientes quando aplicadas na otimização de processos com aumento da lucratividade. Mas, além disso, é possível identificar algumas outras vantagens que essa implementação pode trazer para uma empresa.

  1. Redução de custos da empresa

Processos otimizados reduzem os problemas e as não-conformidades, fazendo com que tudo caminhe conforme o programado. Assim, os atrasos diminuem e os custos também.

  1. Maior satisfação do cliente e na lucratividade

Quando os processos são otimizados, é possível reduzir os custos. Isso impacta de modo positivo no fluxo de caixa da empresa. Além disso, com o ganho de qualidade nos processos e no produto final, o consumidor fica mais satisfeito, o que aumenta seu consumo. Por consequência, isso aumenta o lucro da empresa – além de ser uma ótima forma de promover seu negócio.

  1. Aumento na retenção de clientes

Se o cliente está satisfeito com produto/serviço que você fornece, ele cria uma relação de confiança com sua empresa e, muito provavelmente, retornará quando precisar novamente.

  1. Menor desperdício de tempo e de recursos

Com a otimização de processos toda uma cadeia organizacional se movimenta, fazendo com que sejam evitados desperdícios de recursos e de tempo – bens preciosos para qualquer empresa que quer se manter competitiva no mercado atual.

  1. Padronização de processos

Com um olhar mais apurado para os processos realizados na empresa, é possível definir padrões documentados, o que facilita a rotina organizacional e evita falhas na operação.

  1. Engajamento das equipes de trabalho

Por exigir um conhecimento mais profundo de cada processo existente na rotina de cada setor, a implementação da metodologia exige que as equipes se aproximem e troquem mais conhecimento para que insights de melhoria contínua aconteçam, fazendo o engajamento aumentar e o compartilhamento passar a ser uma troca natural

  1. Elevação do nível de qualidade

Partindo do princípio de que processos mais eficientes geram produtos melhores, é compreensível a relevância das ferramentas 6 Sigma para o ganho substancial da qualidade do produto final.

Viu como o 6 Sigma pode ser vantajoso para sua empresa? O foco nos processos é, sem dúvida, o grande ponto dessa metodologia.

Quando isso é aliado a uma gestão proativa, colaborativa e voltada para a melhoria contínua, os resultados são extremamente positivos e cumprem com o objetivo principal que é a busca pela perfeição na entrega.

E você, já pensou em implementar as ferramentas Lean 6 Sigma na sua empresa? Se ainda não souber muito bem como realizar essa implementação, entre em contato conosco e juntos podemos pensar na melhor forma de efetuar essa implantação.