Simplicidade sem desperdício 5S e Six Sigma

Aprenda como obter Simplicidade sem desperdício 5S e Six Sigma – um programa que ajuda você a fazer economia em sua empresa.

Conheça um pouco mais sobre ela e os benefícios que pode trazer ao seu negócio no post de hoje.

Simplicidade sem Desperdício 5S e Six Sigma | Conceito

O 5S foi criado no Japão, no período longo após a 2º Guerra Mundial, quando o país buscava se recuperar dos prejuízos sofridos na época. Justamente por estar passando por um momento de ”recessão” era preciso eliminar todo e qualquer desperdício para poupar recursos. Além disso, qualquer técnica que trouxesse maior produtividade era bem vinda.

Foi neste cenário que o Dr. Kaoru Ishikawa, engenheiro químico japonês e defensor os conceitos da qualidade, desenvolveu os pilares do programa. São eles:

Seiri

Senso que envolve a utilização, ou seja, prega que tudo o que não é utilizado deve ser eliminado;

Seiton

Relaciona-se à organização dos ambientes, de forma eliminar obstáculos físicos à produtividade;

Seiketsu

Trata da higiene ou saúde nos locais de trabalho. Esta preocupação é fundamental para evitar afastamentos de funcionários devido à doenças causadas pela contaminação dos ambientes;

Shitsuke

Este último pilar é o que irá garantir a subsistência de todos os demais. Isso porque instaura a disciplina para que os benefícios do programa sejam mantidos.

Simplicidade de desperdício

Não, você não se enganou: a técnica parece fácil porque realmente é extremamente simples. Ainda que não tenha nenhum segredo, seu grau de eficiência e eficácia é significativamente alto. Os conceitos pregados por ela, quando enraizados na cultura da empresa, garantem que seus efeitos sejam garantidos a longo prazo.

Com o 5S,  além da empresa desfrutar de toda a sua simplicidade sem desperdício, ainda conta com inúmeros outros benefícios. Aliás, alguns deles já ficaram bem evidentes acima, quando explicamos os pilares do programa. Mas, voltando ao assunto, uma das vantagens desta técnica é fornecer um ambiente mais favorável à produtividade. E, inegavelmente, a produtividade está estreitamente relacionada à lucratividade.

Outro aspecto positivo é que, ao se adotar esta metodologia, a empresa oferece aos colaboradores maior segurança contra clientes. Isso porque, sem nenhum obstáculo pelo caminho, os riscos de quedas e afins são drasticamente reduzidos.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar