Outubro é tradicionalmente conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. Dos mais de 2.500 novos casos da doença registrados no ano passado, 23,4% deles eram de mama e 7,3% de colo de útero. Isso de acordo com informações do Registro Hospitalar de Câncer do Erasto Gaertner. Esses são os tipos mais comuns de câncer em mulheres, juntamente com o de pele.

Segundo a Diretora Geral do HEG, Dra. Carla Martins, “50% das nossas pacientes com câncer de mama chegaram ao hospital nos estágios iniciais da doença, em que nossos índices de cura são superiores a 90% . Em relação ao câncer de colo de útero, o incremento se repetiu. Nos últimos 10 anos, percebemos um aumento no número de carcinoma in situ no momento do diagnóstico, que certamente apresenta maiores chances de cura.” O hospital é referência em diagnóstico e tratamento de câncer há mais de 40 anos.

Durante todo o mês, o Hospital Erasto Gaertner irá realizar uma extensa programação de eventos. O principal objetivo é mobilizar e destacar a importância de cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Os eventos serão realizados em parceria com o SESI-PR, a Copacol e a Rede Massa.

O evento de abertura ocorreu do dia 01 de outubro e reuniu médicos, colaboradores, voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Claro que não poderiam faltar os pacientes e seus familiares convidados. Foi um dia inteiro de programações – começando com a cerimônia oficial de abertura, atrações musicais, oficinas de automaquiagem, amarração de lenços e aplicação de Reiki.

Também estiveram presentes a governadora Cida Borghetti e a vereadora Maria Letícia Fagundes. Representando a secretária Municipal de Saúde (Márcia Huçulak), esteve presente a secretária executiva Marilis Natal. A assessora de Projetos Estratégicos do SESI, Fabiana Tozo, compareceu representando o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adilson Tremura. As Ladies do Grupo da Harley Davidson e As Filhas do Vento e da Liberdade também prestigiaram o evento. Além destes, também marcaram presença parceiros músicos que, voluntariamente, animaram o evento. Entre eles estão: Grupo Vocal Curitibôcas, Madayati feat Maya, Jazz Bop e Folkears. Os food trucks que também estiveram lá – Pastelos, Tapí BR, My Way, Vive La Crêpe e Janis Café – destinaram parte da venda ao hospital.

O Hospital Erasto Gaertner é referência no tratamento de câncer e conta com a experiência da Iwankio Consulting para a melhoria de seus processos com o Lean 6 Sigma.