O sistema Lean compreende a abordagem de eliminação de custo e recursos gastos de maneira desnecessária como uma de suas premissas básicas. A movimentação desnecessária ou movimento improdutivo é um dos desperdícios que provavelmente  pode causar sérios problemas para a sua empresa.

No post de hoje, separamos para você tudo sobre esse desperdício e o modo mais eficaz de extinguí-lo dos seus processos. Então vamos conhecer melhor?

O que é Movimentação Desnecessária?

Entende-se como movimento improdutivo os deslocamentos de pessoas que podem ser dispensados durante os processos regidos pelo seu negócio. Podemos relacionar esse movimento a, por exemplo, a necessidade de mover componentes entre um espaço e outro.

Isso também pode ocorrer quando o colaborador precisa procurar alguma peça para um maquinário ou determinado documento para despacho. Quando isso acontece, a movimentação entre espaços se torna um atraso do processamento como um todo. Podendo levar consequências nos resultados finais para o seu cliente.

Sendo assim, a movimentação desnecessária ocasiona um rendimento e qualidade inferior ao esperado – visto que é preciso acelerar o trabalho para evitar mais atrasos. Isso tudo sem contar o cansaço físico do colaborador que está envolvido nos entremeios das atividades realizadas,.

Em outras palavras, o movimento improdutivo é qualquer movimentação que pode ser evitada, mas sem impactar no valor final do produto ou serviço. Por conta disso, precisa ser bem estudada e bem planejada. Um bom primeiro passo que você pode dar é localizar as raízes do problema.

O que causa a Movimentação Desnecessária?

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para a identificação do início do problema. Isso não quer dizer, porém, que essa seja uma tarefa difícil. Mas pelo contrário, já que existem alguns fatores facilmente identificáveis que podem ser analisados por primeiro, como:

  • Falta de organização de peças ou materiais
  • Layouts mal planejados
  • Estações de trabalho mal definidas
  • Equipamentos inadequados
  • Falta de comunicação entre as equipes

Como reduzir a Movimentação Desnecessária?

Agora que você já sabe os possíveis causadores desse desperdício, está na hora de por em prática estratégias que visam eliminá-lo.

Para começar, planeje e disponibilize os recursos certos, nas horas certas. É preciso prever quais materiais e quantidades são adequadas para as situações. Mantendo assim uma quantidade reserva de fácil acesso caso possíveis contratempos surjam.

Analise a movimentação necessária de cada colaborador em sua respectiva estação de trabalho, pensando sempre em qual seria a melhor forma de disposição da planta de trabalho, readequando-a se for necessário.

 

Por fim, se você precisar de ajuda, não se esqueça de entrar em contato com a gente, da Iwankio Consulting. Somos uma consultoria especializada em Lean Thinking e estamos sempre à sua completa disposição para te ajudar a eliminar os desperdícios do seu negócio.