Todo negócio deve ser impulsionado para ser melhor, para melhoria contínua. 

 

Forneça um serviço melhor, mais rápido e mais barato para seus clientes, reduzindo custos e aumentando o retorno sobre o investimento. Sem eficiência, nenhum desses objetivos pode ser alcançado. O principal desafio organizacional é o combate ao desperdício: aumento dos custos, diminuição dos lucros e experiência ruim do cliente.

 

Se as empresas não se esforçarem para superar os erros, gargalos, retrabalhos, correm o risco de ficar para trás. E, se ‘’perseguir assinaturas’’ enquanto espera por aprovação continuar sendo a norma, esse destino é inevitável. 

 

Assim, você precisa de mais do que processos simplificados para alcançar a excelência operacional. Você precisa de soluções personalizadas que promovam uma cultura de melhoria contínua. Entregar ao cliente exatamente o que ele quer, na quantidade e momento desejados é o que diferencia as empresas de sucesso. 

 

A sua empresa alcança novos patamares de excelência operacional com a melhoria contínua dos processos. 

Quer saber mais os motivos pelo qual a busca pela melhoria contínua nas empresas é algo inevitável? Continue sua leitura agora! 

 

O que é melhoria contínua?

 

A melhoria contínua envolve a introdução de pequenas mudanças nos sistemas de trabalho ou circuitos organizacionais, a fim de alcançar um aumento suave, mas constante, dos níveis de qualidade de uma empresa. 

 

As organizações que optam por este sistema criam periodicamente equipes de trabalho multidisciplinares que se encarregam em detectar problemas ou áreas de melhoria, apresentando soluções e implementando-as logo em seguida, seguindo um mapa de orientação pré-estabelecido.  

 

Das vantagens conhecidas pela melhoria contínua nas empresas, aponto:

  • As mudanças não ocorrem de forma traumática, e, portanto, são assumidas de forma positiva e natural pelos profissionais; 
  • sua implantação não requer grandes investimentos ou esforços excessivos de funcionários; 
  • consegue-se um aumento gradual, progressivo e contínuo da qualidade, eficiência e rentabilidade dos processos;

 

Ou seja, investir tempo na otimização dos processos da nossa empresa é um dos investimentos mais úteis que podemos realizar no nosso negócio. Cada melhoria que realizamos nos processos é uma melhoria que afeta todos e cada um dos aspectos da organização. 

 

Benefícios da implementação

 

Muitos são os motivos para se iniciar a busca pela melhoria contínua nas empresas. Os processos fazem parte do DNA do nosso negócio e melhorá-los continuamente deve ser uma de nossas premissas.

 

Toda empresa quer se destacar no mercado e satisfazer seus clientes. Em um mundo cada vez mais VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), processos eficientes dão mais flexibilidade e aumentam a capacidade de adaptação do negócio, preservando e até mesmo ampliando sua participação de mercado, produtividade e rentabilidade.

 

Quais objetivos são alcançados por meio da melhoria contínua?

 

O objetivo da melhoria contínua não é apenas encontrar ideias para melhorias, mas também implementar as abordagens correspondentes o mais rápido possível. Esses esforços têm muitos efeitos positivos em uma empresa, como: 

 

  • aumentando a competitividade; 
  • ativação de todo o potencial de desempenho de todos os funcionários;
  • garantindo sucesso para o futuro; 
  • garantindo empregos. 

 

A busca pela melhoria contínua nas empresas é algo inevitável

 

O maior desenvolvimento da cultura corporativa e da boa liderança são importantes fatores de sucessos na melhoria contínua nas empresas. 

 

No entanto, lidar com essas questões requer uso extensivo de gerenciamento de mudanças. Se uma empresa fizer esses ajustes, ela atenderá aos requisitos de um mercado em constante mudança. 

 

Você tem interesse em descobrir como essas mudanças podem ser possíveis no seu ambiente corporativo? Descubra juntamente à Iwankio Consulting. Entre em contato e saiba mais!