Método de Análise e Solução de Problemas – O que é?

O Método de Análise e Solução de Problemas – MASP é uma metodologia utilizada – como o nome já sugere – na resolução de problemas e identificação de oportunidades. Então, saiba mais sobre essa metodologia no post de hoje.

O Método de Análise e Solução de Problemas chegou ao Brasil entre as décadas de 80/90. Todavia, a ferramenta utiliza-se de um roteiro estruturado para manter a qualidade dos produtos, processos e serviços dentro das empresas.

Afinal, o MASP pode ser aplicado na resolução de não conformidades em todos os setores das empresas, como departamento pessoal e segurança no trabalho. Seu objetivo é identificar, analisar e solucionar problemas por meio da implementação de ações preventivas e corretivas.

Etapas do Método de Análise e Solução de Problemas

O Método de Análise e Solução de Problemas possui 8 etapas que seguem os princípios do ciclo PDCA:

1. Identificação (Plan)

Essa primeira etapa envolve a identificação exata do problema ou oportunidade. Também é neste momento que é desenvolvido o escopo do projeto.

2. Observação (Plan)

O próximo passo após a identificação do problema ou oportunidade é a coleta de informações e dados concretos sobre ele.

3. Análise (Plan)

Com os dados coletados em mãos, é a hora de avaliar a causa-raiz do problema. Para isso, pode-se utilizar ferramentas como o 5-Why e o Diagrama de Ishikawa, por exemplo.

4. Plano de Ação (Plan)

Agora que as causas foram devidamente identificadas, é o momento para se desenvolver um plano de ação. O objetivo é encontrar soluções que eliminem cada uma das causas identificadas.

5. Ação (Do)

Nesta etapa Método de Análise e Solução de Problemas, as soluções encontrada são implementadas, seguindo o que foi estabelecido no plano de ação.

6. Verificação (Check)

Para avaliar se as soluções estão de fato sendo efetivas, é importante realizar a verificação. Se algo não estiver ocorrendo de acordo com o planejado, é fundamental descobrir os motivos para isto e implementar as correções necessárias.

7. Padronização (Act)

Nesta fase do Método de Análise e Solução de Problemas, é importante estabelecer uma padronização dos procedimentos, para evitar que o problema volte a acontecer.

8. Conclusão (Act)

Na conclusão, é importante que todos os envolvidos no projeto discutam formas de manter a cultura de melhoria contínua. Também é o momento ideal para se registrar as experiências obtidas com o projeto, para que possam servir de referência caso algum problema similar aconteça.

E então, conseguiu entender o que é o Método de Análise e Solução de Problemas e suas respectivas etapas? Caso tenha restado alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar