Como a qualidade de vida afeta diretamente seu ambiente de trabalho

Como a qualidade de vida afeta diretamente seu ambiente de trabalho

As condições de vida de um indivíduo tem grande influência em suas relações pessoais e profissionais, podendo tal impacto ser negativa ou positiva dependendo do status de tal  condição. Veja como a qualidade de vida afeta o ambiente de trabalho e como os gestores podem colaborar para experiências e resultados melhores.

Qualidade de vida é a definição das condições de vida é um conjunto de condições que contribuem para o bem estar de um indivíduo seja ele físico, mental ou espiritual.

O impacto da qualidade de vida no ambiente de trabalho

Os impactos de uma má qualidade de vida no ambiente de trabalho se resumem a desmotivação e baixa produtividade, questões que têm ligação direta com a qualidade do serviço de uma marca, algo que pode  limitar o desenvolvimento do negócio.

A má qualidade de vida no ambiente organizacional pode afastar grandes talentos, aumentar a rotatividade de colaboradores, e diminuir lucros.

Além disso, a má qualidade de vida no trabalho pode influenciar nas relações pessoais, tendo em vista que essa condição acaba elevando os níveis de estresse e desinteresse por coisas do cotidiano.

Embora muitos pensem que a má qualidade de vida no ambiente de trabalho afete somente colaboradores, na verdade, ela costuma ser tão danosa que é capaz de afetar até mesmo  os gestores, não somente no que diz respeito às finanças do negócio, mas no mesmo nível de dano causado aos colaboradores.

Por isso, veja como pode ser fácil garantir um ambiente de trabalho prazeroso com apenas alguns costumes simples.

Como manter a qualidade de vida no ambiente organizacional

Pense no conforto do seu colaborador

Como se sabe, a qualidade de vida tem ligação direta com a motivação do funcionário, por isso, é essencial zelar pela equipe priorizando sempre seu conforto. O ideal é oferecer benefícios ao colaborador, para que ele se sinta querido e acolhido pela empresa.

Algumas formas de oferecer conforto ao funcionário é implementar horários flexíveis, ambiente confortável, boa remuneração, prêmios, comissões, entre muitos outros.

Mantenha a comunicação interna

Seja honesto sobre as condições atuais da sua organização e quais são os planos de crescimento, isso traz maior aproximação entre os integrantes da equipe, tendo em vista que o compartilhamento de questões de grande impacto gera um relacionamento genuíno, fazendo com que todos se sintam parte importante da organização.

Integração  da equipe

Incentive a integração da equipe a partir de eventos e happy hours, isso ajuda na criação de laços de amizade e companheirismo reais além de  manter a leveza do ambiente.

Ter qualidade de vida é o que nos permite viver bem, aproveitando cada experiência, e também é o que nos motiva a buscar novas oportunidades. 

Entre em contato com a equipe da Iwankio Consulting e saiba mais sobre como melhorar a qualidade de vida da sua empresa e garanta bons resultados para todos os envolvidos.

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