Uma metodologia versátil e prática, o Lean 6 Sigma pode melhorar o desempenho em relação ao uso da água. Isso, é claro, além de suas outras aplicações já conhecidas. Descubra, no post de hoje, como isso é possível.

Muito utilizado geralmente para alcance de melhor performance, redução de custos e aumento da qualidade, o Lean 6 Sigma pode melhorar o desempenho em relação ao uso da água. 

Graças às suas diversas ferramentas, o Lean 6 Sigma oferece propostas inovadoras para reduzir o uso da água em empresas. Foi o que aconteceu, por exemplo, na fábrica Veracel Celulose, de Eunápolis, cidade localizada na região sul da Bahia.

Vale destacar que estamos citando o sucesso da implementação do Lean Six Sigma nesta empresa, apesar de não sermos responsáveis por ela. As informações divulgadas neste artigo foram extraídas do Rota51.com, um blog de notícias local da cidade.

Como o Lean 6 Sigma pode melhorar o desempenho em relação ao uso da água

Para obter melhora no desempenho em relação ao uso da água, a empresa utilizou estratégias do Lean 6 Sigma. Com isso, obtiveram maior controle sobre níveis dos tanques, conseguiram eliminar transbordos e realizaram correção de vazamentos em válvulas comportas. 

Os resultados alcançados pela fábrica motivaram o desejo de dar continuidade do investimento em novas ideias e tecnologias. O objetivo é manter os resultados obtidos e trazer ainda mais eficiência e sustentabilidade aos processos. Isso tudo preservando os equipamentos e mantendo a qualidade.

Melhora também na reciclagem de resíduos industriais

Além de descobrir como o Lean 6 Sigma pode melhorar o desempenho em relação ao uso da água, a empresa teve mais um benefício. Com o uso da metodologia, também conseguiram reciclar 99% dos resíduos produzidos pela fábrica.

Por se tratar de produção de celulose, os resíduos podem ser empregados na agricultura de forma benéfica. Como os principais rejeitos consistem em calcário, matéria orgânica e nutrientes, seu uso pode ser aplicado para a correção da acidez do solo.

Com uso de estratégias identificadas pelas ferramentas do Lean 6 Sigma, a empresa conseguiu se beneficiar. Isso porque, agora, pode utilizar seu rejeito em sua própria área florestal, assim com a de parceiros. 

Essa é mais uma prova da versatilidade e utilidade prática do Lean 6 Sigma para diversos fins, em segmentos variados.

Sua empresa também pode se beneficiar do uso desta metodologia! Seja para melhorar a produtividade, reduzir custos, aumentar a qualidade ou buscar soluções sustentáveis.

Nós, da Iwankio Consulting, podemos implementar com sucesso o Lean 6 Sigma em sua empresa. Nossa equipe de especialistas experientes pode garantir total eficiência e qualidade para assegurar o usufruto de todas as vantagens desta metodologia.

Entre em contato ou preencha o formulário para saber mais sobre nossos serviços.