Recrutar um líder, mesmo atualmente, continua sendo uma tarefa árdua, que requer uma acurada percepção. Afinal, o senso de liderança não é facilmente encontrado em qualquer um. Por isso, a análise precisa ir além das capacidades e aptidões dos candidatos. Viu como é complicado? Ainda bem que, no post de hoje, vamos dar algumas dicas para te ajudar nesse recrutamento decisivo.

Se, para encontrar candidatos a vagas comuns já está difícil, imagine a dificuldade de recrutar um líder, então! São várias as habilidades, competências e perfil pessoal que precisam ser considerados neste momento. Esta tarefa exige, portanto, uma avaliação bastante minuciosa e focada.

Dicas para recrutar um líder

Se você está no processo de recrutar um líder e ainda não sabe exatamente como enfrentar este desafio, confira algumas dicas preciosas que separamos para você:

O líder ideal pode estar mais perto do que você imagina

Antes de abrir a vaga ao público, trazendo candidatos de fora, por que não procurar dentro da própria empresa?

Essa é a melhor alternativa porque, principalmente em se tratando de recrutar um líder, é mais fácil que a equipe siga alguém que já conhece. Isso reduz as chances de acontecer que os colaboradores apresentem um processo de rejeição ao se deparar com a novidade.

Além disso, um profissional que atua na empresa não precisará de treinamento profundo, pois já conhece a rotina da companhia. Sem falar que também já está sintonizado com o clima organizacional e compartilha dos mesmos valores, missão e visão.

Selecione com base no perfil completo

Mais do que competências e habilidades, ao recrutar um líder, é preciso observar se o candidato possui o perfil ideal para liderança.

Isso significa que o futuro líder precisa ter atitude, proatividade, ser um mediador de conflitos, e ter bom controle emocional. De preferência, também deve saber que liderar não significa simplesmente dar ordens, mas trabalhar em conjunto buscando um objetivo maior.

É claro que, junto com isso, competências específicas para o cargo de liderança em questão são muito bem vindas!

Observe se o candidato procura melhoria contínua

Um bom líder é aquele que sempre busca aprender mais, se mantém atualizado conforme as novidades do mercado.

Então, uma boa forma para recrutar um líder é analisar se ele possui certificações relevantes para o cargo. Se está sempre lendo livros sobre a área, ou participando de seminários, workshops, se faz cursos e treinamentos.

Que tal preparar um time de líderes para sua empresa?

Melhor do que precisar sair à caça de líderes, é ter um time de líderes aí mesmo, em sua empresa. E, sim, existe uma forma prática de fazer isso! Basta oferecer um treinamento de Belts Lean Six Sigma.

Ao optar por esta solução, você poderá contar com líderes altamente competentes para atuar no dia a dia da empresa. Isso porque, este treinamento refina as competências dos candidatos. Além de despertar todos os atributos básicos para a construção de um perfil de liderança.

Nós, da Iwankio Consulting podemos preparar uma equipe de líderes impecáveis para sua empresa. Nossa equipe, composta por especialistas em certificações Lean Six Sigma, já preparou com sucesso vários líderes em companhias renomadas.

Saiba mais sobre nossas certificações e conheça nossas condições especiais para treinamentos in-company. Entre em contato conosco agora mesmo ou preencha este formulário.