O DMAIC é uma metodologia do Lean 6 Sigma para melhorar o desempenho dos processos e produtos. Até aí, tudo bem. Mas e quando o objetivo é lançar ou remodelar processos e produtos, qual método deve ser usado? É aí que entra o DMADV. Conheça melhor cada um desses métodos e como eles se encaixam no programa Lean 6 Sigma no post de hoje.

O DMAIC e o DMADV podem ser aliados

Por exemplo, considere que sua empresa tenha um alto giro de lançamento de produtos. Para aprimorar os processos e produtos que já existem conte com o DMAIC. Já para atender às novas necessidades e expectativas dos clientes com produtos novos, usa-se o DMADV.

O que cada um deles faz?
DMAIC

Essa ferramenta do Lean 6 Sigma busca sempre aumentar a performance de um processo e/ou produtos. Para isso, usa um conjunto de técnicas analíticas, enxutas e da qualidade, de forma completamente quantitativa e mensurável.

Suas fases são: Definir (Define), Medir (Measure), Analisar (Analyse), Melhorar (Improve) e Controlar (Control).

Cada fase tem sua especificação. Definir é onde o escopo do projeto é estruturado e as metas são estabelecidas. Em Medir, os dados e informações do processo são coletados e mensurados. Na etapa Analisar, as causas raízes são identificadas e priorizadas. Em Melhorar, são implementadas soluções para remover as causas. Por fim, a fase Controlar contrasta os resultados alcançados e os esperados. Também é nessa fase que as ações de correção e prevenção são criadas.

DMADV

Essa ferramenta foi desenvolvida baseando-se nos princípios e fundamentos que já eram aplicados pelo Lean 6 Sigma. O DMADV era tido com uma extensão do programa conhecido como DFLSS (Design For Lean Six Sigma). O DMADV tem etapas parecidas com o do DMAIC: Definir (Define), Medir (Measure), Analisar (Analyze), Desenhar (Design) e Verificar (Verify).

Essa metodologia visa facilitar o aumento de giro de lançamento de novos produtos da empresa no mercado. Desenvolve também a remodelagem de um processo com um forte apelo a técnicas estatísticas e de engenharia. Isso apenas quando a elevação da performance proporcionada pelo DMADV não atende a demanda adequadamente.

De forma semelhante ao DMAIC, o DMADV tem suas fases bem definidas. Na fase Definir, o novo produto ou projeto é identificado e interpretado. Em Medir, as necessidades dos clientes são compreendidas e mensuradas. Na fase Analisar, novas ideias e possibilidades são exploradas e priorizadas. Já na Desenhar, são elaborados testes e experimentos primeiro em pequena e depois em larga escala. Finalmente, em Verificar, os testes são validados e o lançamento do produto ou processo é finalizado.

Tanto o DMAIC como o DMADV são metodologias utilizadas dentro da estratégia Lean 6 Sigma. Então, se você se interessou e quer aplicar essa estratégia na sua empresa, acesse o site e entre em contato.