O sucesso na implementação do Lean Six Sigma garante que as empresas mantenham as soluções alcançadas e continuem no caminho da melhoria contínua. Porém, como garantir os melhores resultados ao implementar esta metodologia? É o que vamos descobrir no post de hoje!

Como garantir o sucesso na implementação do Lean Six Sigma?

Existem algumas providências básicas que, quando tomadas, podem contribuir ativamente para garantir o sucesso na implementação do Lean Six Sigma. Confira, a seguir, cada uma delas:

Engaje toda a empresa 

Para garantir o sucesso da implementação do Lean Six Sigma, toda a empresa deve estar engajada em alcançar os melhores resultados. E isso só será possível se todos compreenderem a importância desta metodologia e os benefícios que ela traz. Por isso, invista em seminários, workshops e dissemine os conceitos básicos da filosofia.

Defina os projetos

É de fundamental importância escolher os projetos certos para a aplicação do Lean Six Sigma. Problemas crônicas em sua operação, com processos que frequentemente mostram desempenho abaixo do esperado são os alvos prioritários.

Defina a equipe

O sucesso depende da perfeita atuação de cada um dos membros envolvidos. Portanto, é fundamental que cada participante tenha seu papel definido, sabendo de cada uma de suas responsabilidades e funções.

Escolha os champions que estarão ao seu lado durante todo projeto e separe, então, a equipe entre white belts, yellow belts, green belts, black belts e master black belts. Para saber quais membros se encaixam em cada certificação, conte com a ajuda do pessoal da gestão de pessoas

 

 Capacite a equipe

Agora que você já sabe qual membro é o ideal para determinado tipo de certificação, resta capacitá-los. 

A melhor alternativa é recorrer a treinamentos in-company, onde a equipe pode ser treinada na própria empresa. Isso otimiza o processo, tornando-o mais prático e assertivo.

Priorize a comunicação

O sucesso da implementação do Lean Six Sigma depende muito da comunicação entre a equipe. Além da comunicação desta para com a alta administração da empresa, que deve estar ciente do andamento do projeto.

Definir um canal de comunicação, portanto, é essencial para que tudo corra bem. Vale destacar que este canal deve conter todas as informações sobre o projeto e seu progresso. É importante, também, garantir que esta comunicação realmente está sendo clara e relevante ao projeto.

Utilize o mapeamento de processos

Outro passo importante é o mapeamento de oportunidades de melhoria.