O gerenciamento de mudanças no Lean Six Sigma é extremamente importante. Afinal, as mudanças são parte fundamental para que o método seja aplicado de forma eficiente. Além disso, quando bem orientado, este gerenciamento garante que os resultados alcançados sejam mantidos.
Mais do que isso: faz com que haja uma busca constante pela melhoria contínua.
Gerenciamento de mudanças | Tipos
O gerenciamento de mudanças no Lean Six Sigma precisa lidar com dois tipos fundamentais de mudanças. Segundo Watzlawick, elas se dividem em:
Mudanças | Primeira ordem
São consideradas mudanças de primeira ordem aquelas que ocorrem dentro de um determinado sistema, sendo que este permanece o mesmo. Ou seja, as mudanças de primeira ordem podem ser compreendidas como um ajuste ou uma remodelagem.
O gerenciamento de mudanças de primeira ordem no Lean Six Sigma representa aquelas melhorias menores, graduais. Estes pequenos ajustes surgem para corrigir as falhas que provocam defeitos ou complicações.
Mudanças | Segunda ordem
Já as mudanças de segunda ordem são aquelas que alteram o sistema, representando uma mudança completa de um equipamento ou método, por exemplo.
As mudanças de segunda ordem são maiores, mais drásticas e geralmente enfrentam maior resistência. Outro fator que diferencia o gerenciamento de mudanças de primeira ordem e o de segunda ordem é que, neste último, a aplicação das medidas é mais imediata. Não são implementadas de forma progressiva, ao longo do tempo.
Gerenciamento de mudanças | Como fazer no Lean Six Sigma?
Para que o gerenciamento de mudanças no Lean Six Sigma seja de fato efetivo, é preciso demonstrar os benefícios que a mudança traz. Afinal, só aceitamos as mudanças quando conseguimos realmente compreender a necessidade de aplicá-las e como elas serão benéficas.
Para facilitar a aceitação das mudanças nas empresas, é preciso observar alguns fatores fundamentais:
Motivação interna
Promover um ambiente de trabalho satisfatório para o colaborador, de forma que ele possa suprir suas necessidades pessoais e sociais. Isso os mantém engajados em suas atividades e motivados para aceitar soluções que são apresentadas.
Motivação externa
Assegurar remuneração adequada, oferecer plano de saúde e seguros de vida, disponibilizar férias e garantir planos de aposentadoria, por exemplo. Dessa forma eles compreendem que seu trabalho é valorizado e enxergam a empresa com maior respeito.
Oferecer as motivações internas e externas fará com que os colaboradores sintam-se satisfeitos e deem maior credibilidade à empresa. Com esta satisfação, estarão mais abertos a receber as mudanças, pois percebem que a companhia busca sempre as melhores soluções.
Como já dissemos, no Lean Six Sigma as mudanças são uma parte importante do processo. Afinal, sem mudança, não há melhoria. E sem melhoria, não há qualidade.
Portanto, realizar um bom gerenciamento de mudanças é fundamental para manter os padrões de qualidade, permitindo que a empresa se mantenha competitiva.