Como gerenciar uma equipe em projetos?

Gerenciar uma equipe em projetos Lean Six Sigma envolve ao menos três pontos principais. Confira quais são estes pontos e sua importância para os projetos.

1. Tenha uma equipe do tamanho certo

O tamanho da equipe é um fator importante a ser considerado ao gerenciar uma equipe em projetos Lean Six Sigma.

Um estudo de Carl Erickson demonstrou que as equipes pequenas são significativamente mais produtivas que as equipes maiores.

O estudo comparou o trabalho de duas equipes: uma com 20 pessoas e uma com apenas 5 integrantes. A primeira levou 8,92 meses para terminar o trabalho e a segunda, 9,12 meses, respectivamente. A diferença foi de apenas uma semana, sendo que o grupo maior produziu 5 vezes mais defeitos.

Ainda não foi descoberta uma razão científica para isto, mas podemos deduzir que quanto mais pessoas, mais ruídos na comunicação. E é esta falha de comunicação que causa os defeitos.

Portanto, o ideal é remanejar suas equipes para que tenham, no máximo, 7 membros. Assim o gerenciamento é mais simples, o engajamento é mais fácil e, consequentemente, o resultado será um projeto de sucesso.

2. Estimule a comunicação

A comunicação é essencial para gerenciar uma equipe em projetos Lean Six Sigma. Porém, para garantir uma comunicação eficiente, você precisa considerar três pontos:

Meio de comunicação

Estabeleça um canal que será utilizado como meio de comunicação entre os membros do grupo. Assim as informações não ficam espalhadas em diversos canais, causando confusão.

Nível de necessidades

Nem todos os membros precisam ter o mesmo nível de conhecimento sobre os detalhes do projeto. Por isso, você deve classificar o quanto cada integrante deve saber. Contudo, os níveis precisam ser deixados bem claros para todos os membros desde o princípio.

Registro de informações

Também é importante estabelecer de que forma será feito o registro dessa comunicação e quem ficará responsável por esta tarefa.

3. Treinamento

Para gerenciar uma equipe em projetos Lean Six Sigma, o ideal é que os membros tenham pelo menos algum conhecimento nesta área. Ou seja, mesmo que você seja um Master Black Belt ou conte com algum para orientar o projeto, o ideal é que sua equipe tenha pelo menos uma certificação na área. Assim eles terão ao menos uma noção de como funciona o método e fica mais fácil orientá-los ao longo do projeto.

A Iwankio oferece suporte para implementação de projetos Lean Six Sigma, além de oferecer treinamentos InCompany em todas as certificações. Conheça nossas soluções para sua empresa acessando o site.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar