Como obter a certificação ISO 9000 é um interesse para empresas que desejam implementar a melhoria contínua e elevar a qualidade de seus processos. Por isso, no post de hoje vamos explicar as etapas necessárias para se obter a certificação ISO 9000.

Como obter a certificação ISO 9000

Para que uma empresa possa ostentar o selo ISO 9000, antes é preciso passar por algumas etapas fundamentais. São elas:

Diagnóstico inicial

O primeiro passo para obter a certificação ISO 9000 é analisar o sistema de qualidade atuante na empresa. Para isso, é preciso observar quais práticas já atendem às exigências da norma e quais ajustes ainda precisam ser empregados.

Neste momento é fundamental ter o suporte de uma consultoria especializada, capaz de apontar com exatidão os pontos de melhoria. É importante que esta etapa inicial seja realizada com perfeição, pois interfere diretamente na assertividade da implementação da norma.

Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade alinhada à ISO 9000

O próximo procedimento é elaborar o planejamento da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Este é um requisito exigido pela norma, sem o qual é impossível obter a certificação ISO 9000.

É nesta fase que são estabelecidas as metas e prazos para que a empresa se adeque a todos os critérios. Uma vantagem é que a norma é flexível para se encaixar em qualquer estrutura de negócios. Com isso, os requisitos podem ser atendidos de acordo com o porte e segmento de cada empresa.

Essa implementação deve envolver todos os funcionários da empresa. Estes devem estar cientes da importância e dos benefícios de se obter a certificação ISO 9000. Além disso, é neste momento que devem ser oferecidos alguns treinamentos específicos.

Uma implementação eficiente requer um suporte especializado, de uma equipe que tenha experiência no assunto. Somente assim a implantação seguirá o caminho certo, sem perigo de inadequações.

Auditorias internas

As auditorias internas devem ser realizadas antes que o órgão de certificação faça uma auditoria no sistema da empresa. Assim é possível averiguar a tempo a aderência às exigências e descobrir se ainda existem ajustes que precisam ser feitos.

O ideal é que essa auditoria interna seja realizada por uma consultoria especializada, que está preparada para fazer uma análise mais profunda. O objetivo é alinhar ao máximo os processos de Gestão de Qualidade à ISO 9000.

Auditoria externa

A auditoria externa é a última etapa do processo para se obter a certificação ISO 9000. Esta é dividida em duas partes. 

Na primeira parte, é realizada uma revisão da documentação pelos auditores do órgão de certificação. O objetivo é avaliar se todos os requisitos exigidos pela norma foram devidamente abordados no papel.

Feita a análise, um relatório é emitido apontando o que está de acordo e se há algo que precisa ser corrigido. Então, caso a empresa precise, poderá aplicar os ajustes necessários no prazo determinado para a operação inicial do SGQ.  

Já na segunda parte, são analisados os registros realizados durante a operação dos processos de SGQ. Nisto incluem-se os registros de auditorias internas, assim como a revisão do gerenciamento e também as ações corretivas. Esta análise é minuciosa, levando alguns dias para ficar pronta. 

Ao final, caso tudo esteja dentro dos conformes, os auditores fazem uma recomendação à ISO 9000. Caso alguma grande inconformidade seja encontrada, é preciso aplicar os ajustes antes  que a certificação possa ser recomendada.

Para obter a certificação ISO 9000, uma consultoria é fundamental

Como dissemos ao longo do texto, é importante que sua empresa seja acompanhada por uma consultoria especializada durante todo o processo. Afinal, somente com um bom plano é possível atender a todos os requisitos necessários para obter a certificação ISO 9000. Também é a única forma de otimizar  tempo e dinheiro com ações assertivas, eliminando a ocorrência de falhas. 

A Iwankio Consulting possui uma equipe de especialistas experientes para orientar durante todo o processo, garantindo a obtenção do selo. Quer saber mais sobre nossa consultoria? Entre em contato ou preencha o formulário.