Lean Six Sigma e Uber

Lean Six Sigma e Uber, juntos, transformaram o conceito de mobilidade através de um aplicativo móvel. No post de hoje vamos falar sobre o papel desta metodologia para o sucesso de uma das maiores plataformas de compartilhamento de carros.

Lean Six Sigma e Uber

Antes do Uber, existiam poucas opções além do táxi para quem queria se deslocar de um lugar para outro. Uma alternativa, aliás, que poderia ser muito cara dependendo da distância percorrida. E, mesmo que o segmento tenha implementado algumas melhorias, como aplicativos de reservas, nada foi tão revolucionário quanto o Uber.

Você já parou para pensar de onde veio todo o sucesso do Uber? O segredo está em seu modelo de negócios: a empresa utiliza a metodologia DFLSS. Também conhecida como Design for Lean Six Sigma.

Este método procura responder a duas vozes distintas: a do cliente e a do processo. Os clientes desejam um serviço confiável, podendo andar em carros luxuosos ou a uma fração do preço do táxi tradicional. Já o processo procura oferecer um modelo de negócios que permita que isso aconteça, com lucro. Para atender aos dois objetivos, é preciso de um modelo de negócios que permita que isso aconteça, sem deixar de lado o lucro.

Para o Uber, a resposta era simples: permitir que indivíduos se tornem motoristas certificados, usem seus próprios carros e gerenciem seus próprios horários. Assim, Lean Six Sigma e Uber foram a fórmula perfeita, responsável por gerar bilhões em receita para a empresa anualmente.

Além disso, a combinação Lean Six Sigma e Uber emprega a metodologia DMAIC. Neste método, os problemas são definidos dentro de um processo que propõe soluções inovadoras. Muitas empresas de sucesso dependem do DMAIC para resolver qualquer número de problemas nos processos de negócios.

Com o uso do DMAIC, o Uber consegue também aproveitar melhor as oportunidades. Por exemplo, oferecendo o Uber Lite. Ou seja, uma versão mais leve do aplicativo, que pode ser instalada mesmo em smartphones com menor capacidade de armazenamento. Além de ter conseguido seu espaço no delivery de alimentos, com a opção UberEats. 

Lean Six Sigma também pode revolucionar o seu negócio

Basicamente, esta é a história de como Lean Six Sigma e Uber trilharam juntos o caminho rumo ao sucesso. E esta também pode ser a forma de alavancar o seu negócio. Já pensou nisso? 

Com toda a versatilidade desta metodologia, ela pode ser empregada em qualquer negócio, independente do porte. Além de dar destaque à sua marca, o Lean Six Sigma ajuda a reduzir o desperdício e aumentar a produtividade. 

Quer saber mais sobre o potencial do Lean Six Sigma para o seu negócio? Entre em contato ou preencha o formulário e aproveite para saber mais sobre nossas condições especiais para treinamentos in company.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar