O Lean Six Sigma na saúde busca aplicar os conceitos da metodologia para trazer maior qualidade e agilidade aos processos hospitalares. Saiba mais sobre este método e sua importância no post de hoje.

O Lean Six Sigma é uma metodologia eficiente para redução de erros, aumento de produtividade e elevação da qualidade. Versátil, o método pode ser aplicado em qualquer segmento de negócios, incluindo o hospitalar – onde passa a se chamar Lean Six Sigma Healthcare.

Lean Six Sigma Healthcare

O Lean Six Sigma na saúde é fundamental, especialmente porque lida com a vida das pessoas. Os erros que aconteçam neste segmento, portanto, não se atêm a um produto ou atendimento defeituoso. Suas consequências podem gerar sequelas, acarretar em agravamentos de doenças ou até mesmo levar os pacientes à morte. Por isso, a redução de erros proposta pela metodologia possui uma relevância ainda maior no setor hospitalar.

Além disso, os projetos Lean Six Sigma na saúde promovem a busca pela melhoria contínua. Ou seja, as novas ideias para solucionar problemas serão sempre percebidas e aproveitadas. Isso se reflete em atendimentos e tratamentos inovadores e com o máximo de qualidade.

Para tanto, porém, todos os departamentos devem ser envolvidos, desde o estoque até o processamento. Ao passar por cada um deles, o Lean Six Sigma identifica e elimina todas as falhas e reduz desperdícios.

Por que instaurar o Lean Six Sigma?

Existem inúmeras razões para se instaurar o Lean Six Sigma na saúde. E as vantagens se estendem tanto à organização quanto aos pacientes. 

Departamentos como o Pronto Socorro, check-up, sala de cirurgia e UTI tem o tempo de espera reduzido. Portanto, com o Lean Six Sigma na saúde, o fluxo de pacientes melhora, assim como também traz redução no tempo de espera por ambulâncias. 

Outro ponto positivo é a diminuição de acidentes com materiais perfurocortantes. Isso porque o projeto promove processos mais organizados e conscientiza os colaboradores a realizar seu trabalho da forma mais adequada e segura.

No sentido financeiro, o Lean Six Sigma também traz impactos positivos. Afinal, reduz erros na emissão de notas fiscais para pacientes particulares e aumenta a eficiência dos pagamentos feitos por operadoras de planos de saúde e por órgãos governamentais através do SUS, entre outras melhorias. 

Sem falar que a gestão e o fluxo de materiais e medicamentos são melhorados. Isso traz maior segurança aos pacientes e aumenta o controle do hospital.

Implemente o projeto Lean Six Sigma Healthcare

Para que o projeto Lean Six Sigma realmente traga resultados satisfatórios, é preciso que seja implementado por especialistas. Isso porque esta metodologia requer profundos conhecimentos de diversas ferramentas específicas.

Nós, da Iwankio Consulting contamos com uma equipe totalmente capacitada para fazer esta implementação com segurança e eficiência. Se você quer conhecer melhor este nosso serviço e tirar suas dúvidas, entre em contato ou preencha este formulário.