Muitas empresas acabam esquecendo que o valor para o cliente é um dos principais aspectos do Lean Six Sigma. Afinal, o método geralmente é adotado visando o aumento na produtividade – ou seja, no lucro – e a eliminação de desperdícios.

Porém, este conceito possui tanta importância quanto os outros, pois é a base para praticamente tudo o que se faz dentro desta metodologia. Basta seguir uma lógica simples para entender: se o cliente não encontrar valor no produto ou serviço, não irá adquiri-lo.

Neste sentido, o Lean Six Sigma trabalha para que o processo produtivo sempre entregue produtos ou serviços que de fato entreguem valor para o cliente. Por isso, nesse método, o objetivo é fazer com que a empresa entregue produtos que satisfazem as necessidades e desejos do consumidor. Assim, todas ações têm seus esforços orientados para atender a este propósito.

Conceito de Valor Agregado

Já deu para entender como entregar valor para o cliente é importante para o Lean Six Sigma e que isto se reflete em todas as ações adotadas. Porém, como podemos distinguir o que traz valor para o cliente ou não?

No Lean Six Sigma as atividades são classificadas em três categorias:

Agrega valor

Estas atividades são as que realmente convertem os insumos ou dados em produtos e serviços que realmente atendem às expectativas e desejos dos clientes .

Atividades necessárias

São atividades que absorvem um volume alto de recursos, sem agregar ao produto ou serviço de forma direta. Porém, são altamente necessárias dentro do processo produtivo.

Desperdício

Podem ser consideradas desperdício todas as atividades que despendem insumos e recursos, sem trazer valor para o cliente de forma alguma. Isso por si já determina que estas tarefas podem ser eliminadas sem prejudicar o resultado.

Erros na eliminação de desperdícios

Ao eliminar desperdícios, ocorre um erro muito comum nas empresas: os processos que agregam valor são modificados para que tornem-se mais rápidos.

Porém, o ideal é identificar e eliminar os desperdícios primeiro, para poder focar nas tarefas que trazem valor ao cliente. Caso ainda seja necessário otimizar o processo, o correto é encontrar formas de reduzir ao máximo as atividades necessárias.

Importância do Valor para o Cliente no Lean Six Sigma

O segredo do sucesso nas empresas pode ser justamente entender que o Lean Six Sigma é principalmente sobre o valor para o cliente. Os demais benefícios são apenas os efeitos dos esforços que são realizados neste sentido.

Ou seja, desperdícios são eliminados para que o processo se torne mais rápido, visando entregar o produto ou serviço mais rapidamente ao consumidor.

Os projetos de melhoria contínua são desenvolvidos pensando em um produto ou serviço com maior qualidade ao cliente,  considerando suas necessidades e desejos. Processos mais enxutos oportunizam a entrega de um volume maior de produtos para atender à demanda do mercado (de novo, consumidores).

Por fim, o lucro é o efeito de entregar produtos/serviços que agreguem real valor ao cliente, que irá consumi-los justamente porque estes estão de acordo com que eles precisam.

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O Lean Six Sigma e o valor para o cliente
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