A mudança climática organizacional é promovida pelo Lean Six Sigma, para que os preceitos da metodologia sejam bem aproveitados. Afinal, as mudanças são necessárias quando o que se procura é a melhoria.

O que é clima organizacional?

Antes de mais nada, é preciso deixar bem claro o que vem a ser o clima organizacional. Trata-se, basicamente, de uma série de aspectos do ambiente de trabalho, da forma que é percebido pelos colaboradores da empresa. Relaciona-se, ainda, com a forma como estes aspectos influenciam o desempenho dos funcionários.

Desse modo, podemos dizer que o clima organizacional indica o quanto os trabalhadores estão satisfeitos com a organização. Isto em seus mais variados elementos: seja sobre as políticas, o processo de comunicação, a identificação profissional, o modelo de gestão, a valorização, entre outros.

Mudança climática organizacional X Lean Six Sigma

A implementação do Lean Six Sigma promove uma mudança climática organizacional bastante considerável. Porém, ainda que muitas empresas sofram resistências simplesmente ao ouvir falar em mudanças, todas elas são necessárias e vantajosas.

Os efeitos da mudança climática no Lean Six Sigma são:

Maior comprometimento da equipe

Uma implementação eficiente do Lean Six Sigma faz com que as equipes criem um senso sólido de comprometimento com os resultados. Isso porque cada membro compreende a importância do seu papel para que as melhorias realmente aconteçam e sentem-se engajados no projeto.

Os colaboradores são mais valorizados

Num ambiente de melhoria contínua como o que é promovido pelo Lean Six Sigma, nenhum desperdício é tolerado. E a metodologia prega que um destes desperdícios é o de conhecimento. Portanto, é comum que os colaboradores – que detém o conhecimento nas empresas – recebam maior atenção.

Assim, para que ofereçam o máximo que seu potencial permite e tragam resultados efetivos, investe-se nos funcionários. Percebendo esta atitude em relação a eles, os colaboradores sentem-se mais valorizados e satisfeitos com seu trabalho.

Comunicação clara

No Lean Six Sigma, os pontos de vista de todos os funcionários são levados em conta. Afinal, todos os capazes de contribuir com algo que irá agregar à melhoria contínua. Justamente por estar cientes disso, não sentem medo de indicar pontos de melhoria e sugestões de possíveis soluções. Com isso, a comunicação torna-se mais ampla e rica.

Podemos dizer que, a partir da implantação do Lean Six Sigma, a mudança climática organizacional é inevitável. Alguns podem estranhar, outros podem resistir, mas no fim, todos acabam percebendo a importância destas mudanças e seu efeito benéfico para a empresa como um todo.

Quer implementar o Lean Six Sigma em sua empresa e operar uma mudança climática organizacional favorável? A Iwankio oferece treinamentos In-Company com condições especiais. Acesse o site para saber mais.