O IMPACTO DE AMBIENTES FELIZES X AMBIENTES TÓXICOS

O IMPACTO DE AMBIENTES FELIZES X AMBIENTES TÓXICOS 

Quando fazemos o que gostamos, o tempo que investimos realizando determinada atividade costuma passar sem peso a saúde física e emocional. Por isso, é importante ter certeza da sua própria satisfação diante da execução das suas tarefas diárias.

Não é segredo para ninguém que o ser humano adulto passa maior parte do seu dia no ambiente de trabalho, o que indica maior tempo gasto com questões profissionais, que naturalmente tendem a ser cansativas e estressantes, mesmo que seja satisfatória.

No entanto, gastar boa parte do tempo exercendo uma prática cansativa e estressante não significa que o indivíduo terá problemas com a saúde física e mental, afinal, é possível manter o equilíbrio encontrando prazer em estar inserido no ambiente ao qual se dedica maior tempo de vida.

Para tanto, é preciso saber identificar as diferenças entre ambientes felizes e tóxicos, a fim de evitar frustrações e infelicidade. Entenda!  

DIFERENCIANDO AMBIENTES FELIZES X AMBIENTES TÓXICOS

Então vamos diferenciar um ambiente feliz de um ambiente tóxico, e aprender como lidar em cada um deles, facilitando sua inserção e dedicação a um ambiente de trabalho satisfatório ao invés de frustrante.

Ambientes felizes

Você consegue responder a pergunta: O que é um ambiente feliz no trabalho?

Talvez sua resposta seja um ambiente satisfatório, leve, alegre, com pessoas legais, cheio de motivação, com salário acima da média, mas essa circunstância seria muito  conto de fadas, não é mesmo?!

Mas existe felicidade no trabalho? Sim! Mas para que isso se torne realidade, existem alguns fatores que podem colaborar:

  1. Realização e Reconhecimento: um leva ao outro, ao fazer algo bom no seu trabalho, um líder reconhece e traz a mostra esse progresso, gerando uma satisfação ao funcionário, o deixando mais confiante para um próximo passo. Todo ser humano que supera expectativas se sente realizado e produz melhor;
  1. Plano de carreira: estar em um ambiente de trabalho que gera crescimento e dá oportunidades para isso, faz um funcionário se engajar mais e melhor. Ser humano sem espaço, não se desenvolve;
  1. Bons relacionamentos: estabelecer diálogos, ser transparente e cordial, é o que leva um ambiente de trabalho ser mais feliz, pois é muito difícil alguém se sentir bem trabalhando em um ambiente cheio de intrigas e conflitos.

Ambiente tóxico

E então, como você imagina um ambiente tóxico?

Totalmente diferente de um ambiente feliz, quando pensamos em um ambiente tóxico logo nos vem à mente um espaço cheio de intrigas, coercivo, assédio moral, estresse, preocupações e desmotivação. 

No entanto, um ambiente tóxico apresenta sinais muito maiores que esses como por exemplo:

  • Falta de objetivos;
  • Má comunicação;
  • Alta rotatividade de funcionários;
  • Manipulação;
  • Fofocas;
  • Não há entusiasmos;
  • Não há integração entre a equipe.

Esses são alguns sinais sérios que não podem ser negligenciados, ao contrário, o próprio profissional se coloca em perigo e limita seu avanço profissional e pessoal.

As consequências de permanecer em um ambiente tóxico são relativas, mas não há dúvidas de que podem ser severas.

E então, como lidar?

Conviver em um ambiente feliz é fácil e não há segredos, afinal, as coisas costumam fluir bem nesse tipo de ambiente, Por outro lado, conviver dentro de um ambiente tóxico demanda jogo de cintura.

Ao identificar que se está inserido em um ambiente primeiramente é importante não deixar que esse ambiente afete sua vida pessoal 

Em segundo lugar,  tente modificar o ambiente tendo em mente que talvez a sua frustração seja a mesma que a do seu colega. Ambientes tóxicos limitam o crescimento de todos os envolvidos e modificar essa circunstância traz benefícios a todos.

E caso suas tentativas de modificação não resultem em bons frutos, tente sair o mais rápido possível dessa posição e durante o tempo em que estiver atuando, busque um lugar de segurança para refletir e fazer pequenas pausas, descanso mental em um ambiente tóxico é fundamental.

Por fim, identifique pessoas de confiança, ao qual você pode ter apoio e sugerir ideias de mudanças no ambiente de trabalho. Motivações, reconhecimento e boa comunicação são essenciais nesta transformação.
E se você busca melhorias para a sua empresa, entre em contato conosco para capacitar e melhorar o desempenho do seu time.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar