OER | Despesas Operacionais

As despesas operacionais (OER) são fatores que impactam de forma considerável a rentabilidade de um empreendimento. Além disso, também afetam o volume de dinheiro de que o negócio dispõe.

Despesas Operacionais (OER) | O que são em um negócio?

As despesas operacionais de um negócio envolvem os custos de uma organização que não estão diretamente ligados à produção de um produto.

Alguns exemplos de despesas operacionais são o material de escritório, o marketing, folha de pagamento, seguros, aluguel, impostos, etc.

Assim, podemos dizer que as despesas operacionais tratam-se, basicamente, dos custos envolvidos para que o negócio se mantenha funcionando. Contudo, o volume de despesas é inversamente proporcional ao dinheiro que a empresa mantém. Justamente por este motivo, as despesas operacionais precisam ser controladas para que a companhia se mantenha saudável financeiramente.

Tipos de despesas operacionais

Existem 3 tipos principais de despesas operacionais, sendo elas:

Despesas administrativas

Estão relacionadas aos encargos como impostos, contabilidade, salários,  benefícios (como vale refeição, plano de saúde, entre outros). Também envolve os custos com conta de luz, água e seguros, por exemplo;

Despesas comerciais

Despesas com elementos como comissão de vendedores, marketing, transporte para visitação de clientes, propaganda, brindes, entre outros;

Demais despesas

Custos específicos do negócio e que não se encaixam nos tipos anteriores;

As despesas operacionais podem ser dividas entre fixas e variáveis. Sendo que as fixas envolvem custos com campanhas de marketing, salários, seguros e pró-labore. Já as variáveis relacionam-se com contas (gás, água, luz), manutenção de máquinas, material de escritório, etc.

Controlando as despesas operacionais com Lean Six Sigma

Como já dissemos, para que a empresa disponha de mais dinheiro, é preciso realizar um controle das despesas operacionais.

O Lean Six Sigma é a solução perfeita para isso, afinal esta metodologia é vastamente utilizada para reduzir custos. Suas ferramentas podem ser aplicadas para identificar as despesas que podem ser reduzidas e a melhor forma de fazer economia. Nesse sentido, o DMAIC é uma excelente alternativa para realizar o controle das despesas operacionais de uma empresa.

Implementar o Lean Six Sigma em seu negócio, além de gerar economia em despesas operacionais ainda otimiza os processos e reduz ao máximo as falhas. Quer adotar essa metodologia em sua empresa? Acesse o site e confira as condições especiais Iwankio para implementação do Lean Six Sigma In-Company.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar