Os 7 Tipos de Desperdícios nas Empresas

Os princípios do Lean Manufacturing se baseiam nos 7 tipos de desperdícios nas empresas. São práticas que, quando se tornam parte da rotina, prejudicam o desempenho das organizações. No post de hoje, vamos elencar cada um deles e seus impactos nos negócios.

Os 7 Tipos de Desperdícios nas Empresas

Conhecer os 7 principais desperdícios nas empresas é fundamental para sabermos o que precisa ser corrigido para melhorar o desempenho. Também é útil para melhorar a qualidade de produtos e processos. Por isso, listamos abaixo cada um deles, de acordo com o Lean Manufacturing, confira: 

1. Excesso de produção

Produzir demais é um dos principais desperdícios que ocorrem nas organizações. Esta prática acaba culminando em outro desperdício: o excesso de estoque. Então, estes dois costumam andar de mãos dadas.

Este problema acaba trazendo muitos outros, como por exemplo aumentar as despesas com o armazenamento. Assim como acabar sobrecarregando o fluxo de produção, encobrir falhas no sistema e atrasar a entrega ao cliente.

2. Movimentação desnecessária

Deslocamentos que poderiam ser evitados com um simples remanejamento estão entre os 7 tipos de desperdícios nas empresas.

A movimentação desnecessária é quando, por exemplo, um trabalhador precisa sair do seu posto para completar suas tarefas. O tempo gasto neste deslocamento prejudica o desempenho dos funcionários, comprometendo a produtividade da empresa. 

3. Processamento em excesso

Este desperdício inclui etapas inúteis no processamento, tanto na produção como na prestação de serviços. São elementos que não agregam em nada ao produto e não trazem valor ao cliente.

O processamento em excesso acaba custando o tempo do colaborador, consumindo energia, desgastando as máquinas… tudo à toa. Ou seja, um desperdício que traz muitas consequências negativas.

4. Tempo de espera

O tempo de espera é um dos mais negligenciados entre os 7 desperdícios nas empresas. Isso porque geralmente causa a sensação de que nada pode ser feito, já que é preciso esperar. Seja o período aguardando a matéria prima para fabricação do produto, seja a espera pela manutenção de um equipamento ou a resposta de um superior.

A verdade, porém, é que o tempo de espera é um dos fatores que mais engessam os processos e prejudicam sua fluidez. Por isso é preciso estar atento a este elemento e sempre tentar reduzi-lo ao máximo.

5. Transporte

Este tipo de desperdício está ligado ao transporte no sentido logístico. Como por exemplo o deslocamento desnecessário de equipamentos, produtos, matérias-primas, etc. 

Entre os principais efeitos negativos deste desperdício está o risco de danificar peças e desgastar os equipamentos. Além de acabar desorganizando os processos.

6. Defeitos e retrabalho

Um dos mais graves entre os 7 desperdícios nas empresas são os produtos fabricados com defeito. Isso porque foram utilizados recursos e gasto tempo em uma produção inútil, que terá de ser refeita, causando um prejuízo ainda maior.

O tempo gasto para refazer os produtos também prejudica a entrega, que acaba atrasando.

O pior é quando os produtos acabam chegando com defeito ao cliente final. Isto, por sua vez,  destrói a reputação da empresa perante o mercado.

7. Excesso de estoque

Ter produtos demais no estoque é outro dos 7 desperdícios nas empresas. E não seria para menos, pois mercadoria parada representa dinheiro jogado fora e tempo de produção perdido

Sem falar que os produtos desnecessários estocados ocupam espaço de mercadorias que realmente teriam saída. Além disso, quanto mais tempo parado, maior o risco do produto ser danificado, perder a validade ou até a serventia.

Elimine os desperdícios e melhore o desempenho da sua empresa

A melhor forma de evitar que os 7 desperdícios ocorram na sua empresa é implementando o Lean Six Sigma. Com esta metodologia, as falhas são eliminadas, os processos são otimizados e a qualidade é drasticamente elevada. Isso porque ela une os preceitos do Lean Manufacturing aos do Six Sigma, formando um método imbatível!

Implementar o Lean Six Sigma, porém, não é uma tarefa simples. É preciso muito conhecimento e experiência para que tudo corra bem e os resultados esperados sejam alcançados. Para isso, o ideal é contar com especialistas para te orientar durante o processo.

Nós, da Iwankio Consulting possuímos toda a competência  e expertise para implementar esta metodologia em sua empresa. Afinal, contamos com uma equipe de especialistas altamente capacitados para isso. Sem falar que já implementamos o Lean Six Sigma com sucesso em diversas empresas.

Conheça melhor nossa consultoria entrando em contato conosco ou preenchendo este formulário.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar