Padronização de processos e a ISO 9001:2015

Você sabia que existe uma relação entre os processos de trabalhos padronizados e a ISO 9001? Descubra no post de hoje qual é esta relação e os desafios que envolvem este tema.

Padronização de processos

Antes de explorar a ligação que citamos, é preciso deixar claro sobre o que se trata a padronização de processos. Trata-se, basicamente, de executar, comunicar, seguir e melhorar padrões. Para que ocorra, porém, é preciso que o processo atual passe por uma estabilização.

Resumindo, as novas e contínuas melhorias obtidas pela padronização só são conquistadas depois que um estado de estabilidade é alcançado.

Assim, podemos dizer que o sucesso dos projetos de melhoria depende da perfeita transferência do conhecimento para o gerenciamento da rotina.

Relação entre padronização de processos e a ISO 9001:2015

A certificação ISO 9001:2015 é uma forma de trazer padronização aos processos. Com isso, permite que as organizações alcancem um alto padrão de qualidade.

Nela estão contidos os requisitos específicos do sistema de gestão da qualidade que são necessários para as organizações. Consiste em 7 cláusulas com 65 requisitos auditáveis, que são:

  • Contexto da organização (4)
  • Liderança (5)
  • Planejamento (6)
  • Apoio (7)
  • Operação (8)
  • Avaliação de Desempenho (9)
  • Melhoria (10).

Utilizando o ciclo PDCA, pode-se ter uma ideia mais clara sobre a norma:

                                       Fonte: NBR ISO 9001:2015

Vantagens da relação entre padronização de processos e a ISO 9001:2015

Empresas que possuem a certificação ISO 9001 comprovam que possuem um sistema de gestão da qualidade padronizado. Também demonstram que seguem as normas para o desenvolvimento dos melhores produtos e serviços. Existem inúmeras vantagens provenientes da relação entre padronização de processos, como por exemplo:

  • Melhora a organização da empresa, melhorando seus produtos e serviços
  • Aumenta a eficiência das diferentes áreas e contribui no gerenciamento dos custos e recursos de maneira racional
  • Melhora a imagem de credibilidade da empresa perante o mercado
  • Aumenta a receptividade dos consumidores aos produtos e serviços das empresas
  • Promove a utilização dos conceitos de riscos e oportunidades. Com isso, permite identificá-los em cada processo-chave da empresa, melhorando o padrão existente. Além disso, estabelece planos de ações para minimizar os riscos e alavancar oportunidades.

Certificação ISO 9001:2015 Iwankio Consulting

Com a crescente globalização e competitividade, é fundamental que as organizações sejam auditadas por profissionais habilitados e competentes. E nós, da Iwankio Consulting podemos te ajudar na certificação ISO 9001:2015!  

Com nossas auditorias prévias, sua empresa estará totalmente preparada para partir para uma auditoria de certificação oficial com total confiança. Afinal, dispomos de uma equipe de auditores altamente capacitados e reconhecidos pelo IRCA (International Register of Certificate Auditors). Portanto, nossos profissionais estão totalmente aptos para ajudar a desenvolver um sistema de gestão com as melhores práticas, internacionalmente reconhecidas. 

Quer saber mais sobre isso? Entre em contato e vamos conversar melhor sobre esse assunto!

 

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar