O Departamento de Recursos Humanos é fundamental nas empresas, porém, mesmo sendo  tão determinante, por vezes recebe pouca atenção no sentido de melhoria contínua. Até mesmo empresas que utilizam o Lean Six Sigma às vezes acabam por restringir seu campo de ação à produção, deixando os setores administrativos de lado.

Porém, é inegável que o Lean Six Sigma é extremamente versátil e traz benefícios significativos às mais diversas áreas das organizações. E no setor de Recursos Humanos suas contribuições são definitivamente relevantes e consideráveis.

Recursos Humanos | Como o Lean Six Sigma contribui?

O Lean Six Sigma é reconhecido por utilizar-se de estatísticas e dados sólidos para montar planos de ação. Na área de recursos humanos, a metodologia pode contribuir assegurando o cumprimento da legislação, reduzindo absenteísmo e turnover.

Mas, também pode ser útil na descoberta de novas abordagens no recrutamento e seleção, reduzindo tempos dos processos. Sua aplicação pode trazer resultados positivos ao gerenciamento de performance. Pode, ainda, agregar no gerenciamento de conhecimento e nos sistemas de informação do setor.

Ferramentas Lean Six Sigma | Aplicáveis à rotina do departamento de Recursos Humanos

A produtividade, não somente no setor de Recursos Humanos como em todos os demais, depende, entre outros fatores, da organização do ambiente. Como sabemos, a documentação dos funcionários é uma das responsabilidades deste departamento. Neste contexto, contar com um arquivo de fácil acesso, com documentos devidamente classificados, otimiza a realização de tarefas relacionadas à documentação. Aplicando o 5S, uma das ferramentas do Lean Six Sigma, o setor pode ser organizado da melhor forma, promovendo otimização das tarefas e, consequentemente, o aumento na produtividade.

O setor de Recursos Humanos também é o responsável pelas demissões. Em algumas empresas, a alta rotatividade é um desafio. O Lean Six Sigma possui diversas ferramentas voltadas para identificação de causas raiz. Para problemas mais simples, pode-se aplicar o teste 5-Why, onde – por meio de 5 perguntas – é possível descobrir o verdadeiro motivo causador do problema.

Em outros casos, a utilização de técnicas como o Diagrama de Ishikawa pode ser útil. Este método consiste em um diagrama em forma de espinha de peixe, onde o problema é representado na “cabeça” e as possíveis causas são dispostas nas “espinhas”.

Outro encargo da área de Recursos Humanos refere-se aos treinamentos que devem ser aplicados aos colaboradores. O Lean Six Sigma contribui no desenvolvimento de um programa de treinamento interno prático e eficiente por meio do método DMAIC. As etapas deste ciclo servirão para orientar o caminho certo para que o projeto seja, de fato, eficiente.

Com isso, podemos dizer que o Lean Six Sigma, sem dúvida, é capaz de agregar – e muito – ao departamento de Recursos Humanos das organizações.

Quer implementar o Lean Six Sigma ao setor de Recursos Humanos da sua empresa com praticidade e eficiência? Conte com a experiência e excelência da Iwankio. Acesse o site para saber como podemos ajudar na implementação desta metodologia em seu negócio.