O sucesso no DMAIC é pautado pela sua aplicação eficiente. Mesmo com todo o potencial desse método, se alguns pontos não forem observados, os resultados não serão satisfatórios. Então, confira neste post algumas boas práticas para assegurar a eficácia em cada etapa do método.

O sucesso no DMAIC depende:

Define (Definir)

Muitos não dão a devida atenção a esta etapa, porém negligenciá-la pode trazer inúmeras complicações no decorrer do projeto.

O levantamento de um histórico do problema com base em dados comprovadamente confiáveis é de fundamental importância nessa etapa.

Para garantir a eficiência dela, pode ser útil lançar mão de outras ferramentas da qualidade, como por exemplo.

Voz do Cliente: ajuda a identificar de forma exata os anseios dos clientes em relação ao produto/serviço entregue;

SIPOC: ajuda a estabelecer o principal processo envolvido no projeto a partir de uma visão mais ampla;

Measure (Medir)

Aqui, o segredo para o sucesso no DMAIC está em focalizar o projeto, estratificando o problema para descobrir onde o mesmo está concentrado.

Em suma. para conseguir concentrar a análise no que realmente importa, algumas ferramentas podem ser extremamente relevantes, como o Diagrama de Paretto, que contribui para a tomada de decisão ao permitir que os problemas sejam classificados de acordo com sua prioridade.

Analyze (Analisar)

Esta etapa é vital, pois determina as causas fundamentais do problema investigado. Assim, para o sucesso no DMAIC neste ponto, é preciso contar com o apoio das seguintes ferramentas.

Mapa de processo

Uma representação gráfica detalhada do processo, incluindo todas as etapas e as variáveis que as influenciam;

Teste de hipóteses

Determina por meio de um teste estatístico se há evidência suficiente em uma amostra de dados para afirmar que uma condição é válida para toda a população;

FMEA

Identifica,  classifica e previne as possíveis falhas do produto ou processo.

Improve (Melhorar)

Neste ponto, é preciso eliminar as causas do problema, determinadas no Analyze. Então, para auxiliar nesse desafio, ferramentas específicas podem contribuir significativamente, como técnicas de brainstormings para levantar ideias de soluções, testes piloto para averiguar a eficácia das soluções e planos de ação 5W2H para colocar as ideias em prática. 

Control (Controlar)

Aqui, é essencial implantar um Plano de Comunicação eficaz, de forma a garantir que os resultados obtidos com a aplicação das melhorias se mantenham. Neste sentido, técnicas pontuais podem ser adotadas:

Cartas de controle

Em suma, é uma ferramenta gráfica que acompanha a variabilidade e avalia a estabilidade do processo;

Poka Yoke

Consiste em dispositivos à prova de erros que asseguram a variabilidade controlada de um processo;

Como vimos, o Lean Six Sigma oferece uma infinidade de ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas para garantir o sucesso no DMAIC. Assim, fazer bom uso delas certamente fará com que o projeto apresente resultados coerentes, além de assegurar a manutenção da melhoria contínua.

Então, restou alguma dúvida como obter sucesso na aplicação do DMAIC? Qualquer dúvida, deixe seu comentário e iremos esclarecê-la para você!