Taxa OTIF

Para o segmento logístico, a Taxa DIFOT ou OTIF (On Time in Full) é praticamente uma ferramenta de qualidade. Isso porque é este indicador que aponta o desempenho da logística em relação às suas entregas.

Taxa OTIF

Basicamente, a Taxa OTIF relaciona-se a entregar ao cliente o produto certo, dentro do prazo estipulado. Ou seja, busca analisar seu índice de sucesso nas entregas, utilizando os dados obtidos para implementar as melhorias necessárias.

A Taxa OTIF avalia, ainda, toda a produção do empreendimento, acompanhando desde: encomenda dos produtos, passando pela padronização da ordem de serviço e dos níveis de estoque até a entrega ao cliente final.

Métricas

A técnica consiste em duas métricas: on time e in full. Confira o que mede cada uma delas:

On time 

On Time avalia se a entrega foi realizada dentro do período fixado, ou seja, na data e horário pré-acordados. Também verifica se o pedido foi entregue no local exato.

In full

Já a In Full verifica se o cliente recebeu seu pedido na quantidade solicitada, dentro das especificações prometidas. Como por exemplo: dimensões, quantidade ,qualidade, integridade, entre outros.

Cálculo da Taxa OTIF

O cálculo da Taxa OTIF é realizado considerando, primeiramente, as duas variáveis separadamente. Vamos exemplificar:

Considere que sua empresa realiza 70% das entregas dentro do prazo. Este é o valor correspondente ao On Time e pode ser transcrito como 0,70.

Já a quantidade de pedidos entregues pela logística dentro das especificações (ou seja, sem extravios, avarias e outras complicações) é de 85%. Este valor, por sua vez, refere-se ao in full e pode ser convertido em 0,85.

É com estes valores que se constrói o cálculo que irá demonstrar o índice de entrega de pedidos adequados. A conta deve ser realizada da seguinte forma:

Taxa OTIF= 0,70 x 0,85 = 0,595 ⇒ 59,50%
Implementação da TAXA OTIF

Para implementar de forma satisfatória esse indicador, é fundamental estabelecer qual metodologia será utilizada para realizar as análises. Afinal, é através dela que serão determinadas as informações a serem coletadas, estipular períodos de apuração e demais elementos relacionados.

Além disso, é importante seguir duas regras básicas:

1. Fixar uma data de entrega específica
2. Documentar todos os motivos de não recebimento e os defeitos da mercadoria

Benefícios de se acompanhar a Taxa OTIF

Se você busca a melhoria contínua e a excelência em sua logística, essa é a melhor ferramenta. Além disso, o acompanhamento da Taxa OTIF traz benefícios como:

  • Promove uma cultura de busca constante pela qualidade
  • Otimiza processos de envio e recebimento de produtos
  • Melhora a comunicação entre os departamentos
  • Reduz o índice de retrabalho e necessidade de adoção de logística reversa, que é quando os pedidos apresentam problemas
  • Melhora a experiência dos clientes, promovendo maior satisfação
  • Aumenta a credibilidade da empresa, tanto perante os clientes como frente ao mercado;

Como pudemos perceber, esta ferramenta é de fácil utilização e traz inúmeras vantagens ao setor logístico. Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o tema, não deixe de fazer seu comentário abaixo, que iremos esclarecê-la para você.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar